24 abr

Cannes 2012

Muita gente credita à Palma de Ouro de Cannes o título (ao menos simbólico e pessoal) de mais significativo prêmio do cinema mundial. Diriam eles: “esqueçam o Oscar, isso é apenas glamour engarrafado num programa de televisão, importa mesmo é o que rola na Croisette”. Mesmo que goste de evitar qualquer tipo de reducionismo, tendo a concordar com esses ligados nos festivais essencialmente preocupados com a arte do filme.

No último dia 19 de abril foram divulgados os concorrentes à Palma de Ouro em 2012, bem como os figurantes das mostras paralelas (igualmente interessantes) do evento que ocorrerá entre os dias 16 e 27 de maio. A própria lista já é sintomática da atenção merecida pelo festival francês, cujo prestígio se exemplifica nesse prélio a ser disputado por nomes como: David Cronenberg, Michael Haneke, Abbas Kiarostami, Ken Loach, Alain Resnais, Walter Salles e Thomas Vinterberg, só para ficar nos pesos-pesados, afora outros cineastas de carreiras ascendentes, e que, igualmente, dispensam apresentação.

Neste ano, Cannes, já em sua 65ª edição, tem o cinema do Brasil como convidado de honra, conforme anunciaram os organizadores do evento, em Paris. Thierry Frémaux, responsável pela seleção do certame, divulgou, ainda, que Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra e Eduardo Coutinho se farão presentes para as homenagens.

Aqui do Brasil nos resta acompanhar as notícias que de lá chegarem, e esperar que boa parte desta amostragem empolgante que vai abaixo, chegue às nossas salas.

Site oficial do Festival de Cinema de Cannes (em português)

Confira a seleção completa de filmes participantes do 65° Festival de Cannes 

Saiba mais: Divulgado o cartaz oficial do Festival de Cannes 2012

 

 

Marcelo Müller

Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *