20250910 clarissa campolina sergio borges sucuarana papo de cinema 800

Suçuarana é a mais nova produção brasileira a chegar às telonas. Vencedor de cinco Troféus Candango no Festival de Brasília de 2024, o longa estreia nesta quinta-feira, 11, com distribuição da Embaúba Filmes. Dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges, o filme apresenta um olhar crítico e poético sobre um Brasil devastado pela herança de um progresso que nunca se concretizou – tudo isso reimaginando um clássico de Henry James.

Em Suçuarana, acompanhamos a jornada de Dora (Sinara Teles) em busca do vale que dá nome ao título. Ela passou os últimos anos percorrendo um território arruinado pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Carrega consigo uma foto antiga com o nome Suçuarana, única pista desse lugar mítico onde ela imagina que possa encontrar pertencimento.

Suçuarana
Suçuarana

Guiada por um misterioso cachorro, encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade. A cada novo encontro, seu destino parece sempre um pouco mais distante.

E a dupla de cineastas responsáveis, Clarissa e Sérgio, conversaram com o Papo de Cinema, de maneira remota. A seguir, fique com um trecho desse bate-papo e, em seguida, a versão em vídeo!

SUÇUARANA :: ENTREVISTA

Sobre a parceria criativa que sustenta Suçuarana, Sérgio Borges destacou a longa trajetória de cumplicidade com Clarissa Campolina, agora consolidada na direção conjunta: “a gente se conhece há mais de 30 anos. A gente começou a trabalhar junto na Teia, que é o coletivo que a gente fundou junto, de outros parceiros e parceiras também, lá em Belo Horizonte, no começo dos anos 2000. Mas não só a nossa amizade se desenvolveu nesse tempo, como a gente trabalhou junto também, muita coisa, mas esse foi o primeiro trabalho que a gente trabalhou como diretores juntos”.

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *