Um dos principais destaques internacionais do cinema brasileiro em 2025, Ato Noturno, thriller erótico dirigido pelos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, chega aos cinemas nesta quinta-feira, 15. Na trama – exibida na Mostra Teddy do Festival de Berlim 2025 – Matias (Gabriel Faryas) é um ator ambicioso que integra uma companhia teatral em Porto Alegre. A notícia de que uma grande série de TV será filmada na cidade acirra sua rivalidade com Fábio (Henrique Barreira), colega de palco e de apartamento, já que ambos disputam o papel que pode transformar suas trajetórias.
Fora dos palcos, Matias se envolve com Rafael, que mais tarde revela ser um político em ascensão. À medida que ambição e desejo se cruzam, os dois passam a viver sob constante vigilância, divididos entre a construção de suas imagens públicas e impulsos que precisam permanecer escondidos. Entre o teatro, a política e a noite, o filme acompanha personagens presos a diferentes formas de encenação, em uma jornada marcada por erotismo e perigo.

E para aquecer os interessados, o Papo de Cinema conversou com Gabriel e Henrique – de maneira remota. A seguir, fique com um trecho em texto e, em seguida, com o bate-papo, na íntegra, em vídeo:
ENTREVISTA :: ATO NOTURNO
Questionados sobre a construção de Matias e Fábio, protagonistas de Ato Noturno, Gabriel destacou experiências pessoais: “muito das experiências que o Matias passa ali, o Fábio também, nesse núcleo, nesse grupo de teatro, acessam memórias reais nossas. A gente passou por uma experiência muito legal na preparação, pois antes da filmagem a gente se encontrava tal qual um grupo de teatro se encontra semanalmente, durante um mês, fazendo um laboratório”.
Gabriel ainda reforçou que essa dinâmica ajudou a dar verdade às cenas: “a gente realmente foi um grupo de teatro e isso apareceu na cena. Eu tenho um grupo de teatro ativo ainda, e isso é super importante de ser sublinhado nesse personagem”.
Henrique, por sua vez, também apontou o teatro como elo central entre vida e ficção: “eu e o Gabriel somos muito apaixonados por teatro, pelo processo de ensaio e por tudo que brota de um processo com um grupo. Um grupo de teatro, principalmente de jovens atores, suscita coisas maravilhosas e muito trágicas, incríveis e tristes ao mesmo tempo, dentro e fora da cena”.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Os links estão todos aqui abaixo. Fique por dentro!
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento, todos os dias, tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora de nada. Então, nos siga e ative todas as notificações de cada plataforma!
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Ato Noturno :: “Muito do que os personagens vivem atinge memórias reais nossas”, dizem os atores Henrique Barreira e Gabriel Faryas - 16 de janeiro de 2026
- Extermínio: O Templo dos Ossos - 15 de janeiro de 2026
- Song Sung Blue: Um Sonho a Dois - 15 de janeiro de 2026
Deixe um comentário