Francisco Cuoco

  • Francisco Cuoco
  • 29 de novembro, 1933
  • São Paulo, Brasil
  • Brasileiro
  • Ator

Biografia

Filho de um feirante italiano, trabalhava durante o dia com o pai na feira e à noite estudava, buscando uma profissão estável. Queria estudar Direito, mas ao entrar em contato com a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita, decidiu se dedicar à atuação. Estreou em peças do Teatro Brasileiro de Comédia e depois atuou pela companhia Teatro dos Sete, trabalhando com diretores como Alberto D'Aversa, Gianni Ratto, Fernando Torres e atores como Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro, Carminha Brandão, entre outros.

Seu primeiro protagonista foi com o personagem Werneck, de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1961, com direção de Fernando Torres. Em 1964 foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como melhor ator coadjuvante na peça Boeing-Boeing. Já trabalhava, desde 1963, na televisão, quando estreou na novela Pouco Amor Não é Amor, na extinta TV Rio. Em 1965 foi protagonista na novela Renúncia, de Walter Negrão. Transferiu-se para a Rede Globo em 1970, e seu primeiro trabalho na emissora foi a telenovela Assim na Terra Como no Céu, de Dias Gomes, na qual viveu o protagonista Vítor Mariano, um padre que abandona a batina para se casar e tem seus planos frustrados pela morte misteriosa da noiva.

No cinema, estreou dois anos antes de ir para a Globo, no filme Anuska, Manequim e Mulher (1968). Com uma carreira dedicada à televisão, fez mais de 50 papéis em novelas e minisséries, sendo premiado por diversos papéis.