Adoniran Barbosa
- João Rubinato
- 6 de agosto, 1910
- Valinhos, SP, Brasil
- 23 de novembro, 1982
- São Paulo, SP, Brasil
- Brasileiro
- Ator, Compositor, Músico
Biografia
João Rubinato nasceu na cidade de Valinhos, no Brasil. Abandonou a escola cedo, pois não gostava de estudar. Entrou para o mundo artístico como sambista em bares da capital paulistana. Mais tarde, já com o nome Adoniran Barbosa - personagem que interpretava no rádio, com o qual o seu criador acabou se confundindo -, começou a se destacar em outras áreas. No início dos anos 1960, alcançou a fama com a canção "Trem das Onze", considerada uma das mais importantes faixas do samba nacional.
Seu primeiro contato com o cinema foi fazendo uma ponta no musical Pif-Paf (1945), de Luiz de Barros e Adhemar Gonzaga, dois nomes seminais do cinema brasileiro. Se destacou por participar da popular telenovela Mulheres de Areia (1973) e pela composição da trilha sonora de Eles Não Usam Black-Tie (1981), drama premiado nos festivais de Havana e Veneza.
O artista faleceu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos de idade, vítima de um enfisema pulmonar. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista, um dos seus compositores mais incensados.