Um dos destaques deste 36º Festival de Cinema de Gramado foi a dupla de apresentadores oficial, formada pela jornalista Renata Boldrini e pelo ator e diretor Paulo Betti. Ela comandou esta festa do cinema brasileiro aqui na Serra Gaúcha desde o primeiro dia, com muita desenvoltura e graça. Betti chegou na segunda-feira, e desde então tem esbanjado simpatia. Em cima do palco, anunciando a homenagens e os filmes concorrentes, os dois foram responsáveis por momentos de muita diversão, como o manifesto “portunhol selvagem”, proposto por Betti e que visa uma união entre todas as manifestações cinematográficas latinas. Os dois se saíram muito melhor do que o apresentador do ano passado, o constrangedor José de Abreu.

No sábado à tarde foram anunciados os primeiros vencedores desta edição do festival. Estes são os kikitos oferecidos por júris alternativos e que compõem o chamado “Troféu Cidade de Gramado”: júri de estudantes, júri popular e júri da crítica. E os grandes vencedores foram A Festa da Menina Morta (abaixo), de Matheus Nachtergaele, com três prêmios, e o curta Booker Pittman, com outros três.

O júri Estudantes de Cinema premiou categorias técnicas – Melhor Direção de Arte, Música e Montagem – de curtas e longas nacionais, além de um especial para os Longas Estrangeiros. Confira:

Curta-Metragem

Direção de Arte: Booker Pittman (José de Aguiar)

Música: Booker Pittman (Booker Pittman)

Montagem: Dossiê Rê Bordosa (César Cabral e Leandro Maciel)

 

Longa-Metragem

Direção de Arte: Nome Próprio (Pedro Paulo de Souza)

Música: A Festa da Menina Morta (Matheus Nachtergaele)

Montagem: Juventude (Natara Ney)

 

Excelência de Linguagem Técnica: Cochochi, de Israel Cardenas e Laura Guzman (México)

O Júri Popular foi formado por uma seleção de 14 pessoas oriundas de todas as partes do Brasil. Eles foram escolhidos para passar a semana aqui em Gramado, apenas conferindo os longas em competição, pelos principais jornais brasileiros. Já o Prêmio da Crítica é oferecido pelos principais críticos de cinema de todo o país, presentes durante todas as exibições da mostra competitiva. A escolha dos melhores segundo a crítica foi coordenada pela recém-formada ACCIRS, Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. E os vencedores foram:

Júri Popular

Melhor Longa Nacional: A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele

Melhor Longa Estrangeiro: Por Sus Propios Ojos, de Liliana Paolinelli (Argentina)

 

Prêmio da Crítica

Melhor Longa Nacional: A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele

Melhor Longa Estrangeiro: Perro Come Perro, de Carlos Moreno

Melhor Curta Nacional: Booker Pittman, de Rodrigo Grota

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
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