cover_páginaSeguem abertas até o dia 31 de março as inscrições para o projeto CRIATIVAS: Oficina de Roteiro Audiovisual para Jovens Mulheres. As vagas são gratuitas e destinadas a garotas entre 14 a 18 anos. As aulas irão acontecer em encontros semanais entre os meses de abril e junho, na Associação de Práticas e Pesquisas em Humanidades (R. Vigário José Inácio, 381 – Sala 62), no centro de Porto Alegre. Serão duas turmas de 12 meninas. As interessadas podem se matricular pelo e-mail [email protected].

O projeto das roteiristas Eleonora Loner e Mária Elena Morán tem o intuito de melhorar a representatividade feminina no audiovisual para motivar mais mulheres a escreverem suas histórias, as quais imaginam, vivem, das que gostariam de ser protagonistas ou daquelas que são vítimas.

Segundo pesquisa realizada pela New York Film Academy, existe na indústria cinematográfica proporção de 1 mulher trabalhando para cada 5 homens. Porém, se notou que em filmes com mulheres diretoras ou roteiristas há uma chance 9,5% maior de representação feminina no elenco. A partir dessas percepções, a dupla teve a ideia de montar uma atividade que incentivasse mulheres, aspirantes a roteiristas, a criar histórias que fugissem da representação comum do feminino. “Se é a partir das narrativas que criamos grande parte do nosso imaginário coletivo e passamos adiante questões fundamentais à construção de identidade, como é possível que essas histórias sejam criadas e representem apenas uma visão, ou uma parte, muito específica da população?”, afirmam. No segundo semestre de 2016, mais duas turmas já estão confirmadas.

Assista ao depoimento das participantes do ano passado abaixo:

(Fonte: Vitor Hugo Xavier)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *