Um dos filmes mais singulares do horror surrealista italiano, Arcana (1972), será exibido nesta sexta-feira (dia 6), às 20h, no Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Com entrada franca, a sessão terá projeção em DVD com legendas em inglês. Após a exibição, haverá um debate com os críticos e pesquisadores do cinema de gênero italiano Carlos Thomaz Albornoz, César Almeida e Cristian Verardi.

O longa, de Giulio Questi, conta a história de uma viúva siciliana que ganha a vida como clarividente em Milão e ajuda o filho com poderes sobrenaturais a se tornar um grande feiticeiro.

Nos anos anteriores, Questi já havia introduzido seu surrealismo particular em gêneros populares do cinema italiano. Em O Pistoleiro das Balas de Ouro (1967), também conhecido no Brasil como Django Vem Para Matar, subverte as narrativas de vingança típicas do faroeste, apresentando uma cidade repleta de figuras inusitadas.

O fracasso comercial do experimental Arcana abreviou a trajetória cinematográfica de Questi, um dos poucos que conseguiu equilibrar-se entre as premissas narrativas do cinema de gênero e as invenções radicais das rupturas pós-1960.

(Fonte:  Sala P. F. Gastal)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *