Marcado para os dias 21 a 26 de junho, no Cine Vila Rica, a 12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto irá celebrar a carreira e os trabalhos realizados pela produtora e montadora paulista Cristina Amaral. Além da homenageada da atual edição, também foi divulgado o tema do festival que será um amplo debate sobre grupos historicamente excluídos do cinema brasileiro.

Atuando ao lado de relevantes diretores como Carlos Reichenbach e Andrea Tonacci, Cristina Amaral participou na construção de importantes produções. Em sua bagagem de filmes, destacam-se A Hora Mágica (1997), de Guilherme de Almeida PradoSonhos Tropicais (2001), de André Sturm, Serras da Desordem (2006), de Andrea TonacciFalsa Loura (2008), de Carlos ReichenbachO Homem que não Dormia (2012), de Edgard Navarro, entre outros. “Homenageamos alguém numa função que não tinha sido celebrada ainda e com importância na realização de um filme, deslocando a atenção de realizadores e atores para um trabalho muitas vezes deixado à margem”, explica um dos curadores da mostra, Francis Vogner dos Reis. Formada em Cinema pela Universidade Federal de São Paulo, Cristina Amaral irá receber a homenagem na cerimônia de abertura da CineOP, no próximo dia 22.     

Em relação à Temática Histórica da 12ª CineOP, a proposta é buscar uma reflexão e, também, abordar visões e as imagens construídas através dos anos pelo cinema. Assim, o tema será um questionamento: “Quem conta a história? Olhares e identidade no cinema brasileiro”. Entre os filmes da Mostra Histórica, estão Um é Pouco, Dois é Bom (1970), com direção de Odilon Lopez e primeiro longa-metragem nacional assinado por um cineasta negro; e A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum (2014), de Ana Carolina, relevante realizadora brasileira e que, aqui, faz uma ficção satírica sobre a representação histórica de todo um imaginário nacional desde o período do descobrimento.

(Fonte: Universo Produção)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *