A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, apresenta neste mês cinco produções do cineasta John Cassavetes (1929-1989), considerado um pioneiro do cinema independente americano. Os filmes serão exibidos de 15 a 20 de maio, com ingressos a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia entrada).

Faces, A Morte de um Bookmaker Chinês, Uma Mulher Sob Influência, Noite de Estreia e Sombras, produzidos entre 1959 e 1977, serão os títulos do cineasta apresentados na casa. Filho de imigrantes gregos, Cassavetes iniciou sua carreira como ator até realizar seu primeiro longa, Sombras, em 1959. Produzido com poucos recursos e com a colaboração de artistas amigos do cineasta, o longa-metragem é considerado um dos marcos do cinema moderno americano.

Avesso ao sistema, Cassavetes reuniu parceiros numa espécie de “cooperativa cinematográfica”, que lhe proporcionou liberdade para trabalhar de sua maneira. Dentre suas criações despontaram nomes como o ator Ben Gazzara e a atriz Gena Rowlands, com quem foi casado e com quem realizou verdadeiras obras-primas do cinema moderno.

Mais detalhes em www.cinemateca.gov.br

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *