A Competição Latino-Americana recebeu 126 inscrições de filmes, entre curtas e longas-metragens, para concorrerem na 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Destes, 12 foram selecionados para exibição na Mostra, que será realizada dos dias 19 a 29 de março, em São Paulo.

Entre os escolhidos, há cinco brasileiros. Também foram selecionadas produções da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. São três os prêmios concedidos: Melhor Filme Eleito pelo Júri, Melhor Filme Escolhido pelo Público e Menção Honrosa. O público poderá votar durante as sessões.

A Mostra Ecofalante é uma iniciativa que visa promover, através de exibições de produções audiovisuais e discussões, o debate sobre os problemas envolvendo o meio ambiente. É realizada pela ONG Ecofalante, e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da ONG, clicando aqui:

Confira abaixo a lista com os selecionados:

Inércia (Inercia, 2013), de Becho Lo Bianco e Mariano Bergara
Curta-metragem argentino, foi exibido nos festivais CinemAmbiente, na Itália, e no Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
Sinopse: Inércia é a força que faz com que as coisas permaneçam paradas. É a resistência à mudança. A inércia age sobre tudo, até sobre as pessoas.

Balada para Satã (Payada pa’ Satán, 2013), de Antonio Balseiro e Carlos Balseiro
Curta produzido na argentina, foi premiado com a Menção Especial no Festival Internacional de Audiovisual Ambiental e escolhido como 10+ do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
Sinopse: Em uma região rural e tranquila, um dia a terra começa a tremer. O Gaúcho e sua esposa, assustados, acreditam que se trata de uma maldição de Satã. Mas é realmente ele que está causando todos os males?

Sabaleros (The Fisher Men, 2013), de Igor Galuk
O Filme de curta duração produzido no Uruguai e na Argentina é inédito no Brasil, mas já foi exibido no Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao, na Espanha.
Sinopse: Um dia na vida dos irmãos Aron e Juan Bosio de la Quintana, lendários pescadores das costas uruguaias do rio da Prata.

Ilhados (Ilhados, 2012), de Lucas Bonini e Wayner Tristão
Um dos cinco filmes brasileiros selecionados para a Mostra. Já foi exibido no Vitória Cine Vídeo, no Espírito Santo.
Sinopse: Concluída em 1989, a terceira ponte é um marco da construção civil capixaba. Sob seu pilar central existe uma casa habitada por um pescador.

Manare, a Sede da Terra (Manare la Sed del Llano, 2014), Carlos Rincón Campo e Alejandro Calderón
Representante colombiano na Mostra, o filme é inédito no Brasil.
Sinopse: A morte de dezenas de milhares de animais no verão de 2014, na área de Paz de Ariporo (Casanare, Colômbia) chamou a atenção da comunidade e da mídia, gerando um escândalo ambiental em todo o país.

Carioca era um Rio (Carioca Was a River, 2013), de Simplício Neto
Sendo exibido pela primeira vez em São Paulo, o longa-metragem brasileiro já passou pelo Festival do Rio e pelo Cinema Planeta, no México.
Sinopse: Documentário sobre o Rio que deu nome aos habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Principal fonte de abastecimento de água por dois séculos, o Rio Carioca orientou o crescimento dessa capital, mas hoje é um grande canal de esgoto submerso que deságua na Baía da Guanabara. A História desse Rio é a História do desenvolvimento urbano no Brasil

Refugiados em Sua Terra (Refugiados en Su Tierra, 2013), de Fernando Molina e Nicolás Bietti
Produção de Argentina e Chile, o filme recebeu Menção Especial e foi escolhido como Melhor Longa Ibero-Americano – DocsDF no México. Também foi exibido no Festival Internacional Nuevo Cine Latino Americano, de Cuba, no Cinema Planeta, do México, no Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental, no Brasil, e no Festival de Biarritz, na França
Sinopse: Filmado ao longo de quatro anos no sul do Chile, o documentário conta a história de um grupo de pessoas que retorna à sua aldeia após a erupção de um vulcão, para evitar que as autoridades deixem o local. Lá, encontram um cenário desolador: o rio transbordou e muitas casas desapareceram completamente. Os anos passam e o veredito final sobre o futuro das pessoas não chega. O tempo parece ter parado. Agora, vivendo nas cinzas, afundados no abandono e perseguidos pelo Estado, tentam viver e defender sua identidade.

H2Omx (H2Omx, 2013), de José Cohen e Lorenzo Hagerman
O longa mexicano será exibido pela primeira vez no Brasil nesta edição da Mostra Ecofalante, mas já passou por festivais na Dinamarca, México e Espanha, além de ter participado do Festival de Hamburgo, na Alemanha.
Sinopse: Pode uma megacidade mobilizar seus 22 milhões de cidadãos por um consumo sustentável da água? A Cidade do México foi construída no meio de um lago; abastecê-la com água fresca é uma tarefa tamanha que torna obrigatória trazê-la de outros estados. Além disso, uma vez que o esgoto deixa a cidade, sua água acaba na agricultura. Este filme é um caso de estudo ambiental do Vale do México em sua luta para salvar a si mesmo, enquanto cresce a sua população.

O Veneno está na Mesa 2 (The Poison Is On the Table II, 2014), de Silvio Tendler
Após o impacto do primeiro filme, o longa O Veneno está na Mesa 2 (2014) atualiza e avança na abordagem das terríveis consequências para a saúde pública causadas pelo uso dos agrotóxicos dentro do modelo agrícola nacional atual.
Sinopse: O filme enfoca a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

A Lei da Água (Novo Código Florestal) (The Water Law (New Forest Code), 2014) de André D’Elia
Em exibição inédita no Brasil, o documentário em longa-metragem foi produzido ao longo de 16 meses, se baseando em pesquisa e em entrevistas com ruralistas, cientistas e agricultores, para entender quais os impactos do novo Código Florestal.
Sinopse: Esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão.

Os Castores (Beaverland, 2014), de Antonio Luco e Nicolás Molina
Produzido no Chile, foi premiado como Melhor Longa-Metragem Chileno, no Festival Internacional de Cine de Valdivia.
Sinopse: Um jovem casal de biólogos viaja pela distante Terra do Fogo investigando a praga de castores que devasta o ecossistema da ilha.

Brasil S/A (Brazilian Dream,2014), de Marcelo Pedroso
Foi escolhido como Melhor Direção, Roteiro, Som, Trilha sonora e Montagem no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e exibido no Festival de Berlim.
Sinopse: No Brasil dos últimos 500 anos, Edilson esteve cortando cana-de-açúcar. Um dia, as máquinas chegaram e ele deixou o corte para se engajar em sua primeira missão espacial. Um pequeno passo para ele, um salto enorme para o Brasil.

(Fonte: Pró-Cultura)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *