Crítica

Jess Franco (1930-2013) tinha duas grandes paixões: mulheres nuas e fazer cinema. Basta um rápido retrospecto na carreira do longevo diretor espanhol para comprovar essas duas fascinações. Jesús (apelidado de Jess) filmava com qualquer trocado que tivesse, o que explica uma filmografia tão extensa, com cerca de 200 filmes. The Revenge of the Alligator Ladies é o último filme assinado pelo diretor, co-dirigido pelo seu amigo e ator fetiche Antonio Mayans. A história da realização do longa é muito melhor que o produto final, diga-se, algo que ninguém da equipe de produção esconde. No pôster, inclusive, a tagline é a seguinte: “Talvez você queira deixar esse filme para lá”.

revenge-of-the-alligator-ladies-papo-de-cinema-04

The Revenge of the Alligator Ladies é uma espécie de continuação de Al Pereira vs. The Alligator Ladies (2012), último longa lançado em vida por Franco. Como o cineasta tinha recebido a encomenda de dois filmes, mas faleceu antes de poder concluir o contrato, Mayans resolveu pegar as sobras da produção anterior e utilizá-las na nova obra. O material era, basicamente, cenas envolvendo três mulheres nuas, rebolando a bunda e os seios para a câmera, o que rendia apenas 40 minutos de duração. Mayans então aproveitou uma viagem que faria a um festival, bolou umas ideias meio que de improviso e criou uma trama paralela, cheia de metalinguagem, na qual ele é perseguido (ou pensa ser) por turcos, enquanto sua neta o proíbe de participar de outros filmes de sacanagem com Jesús.

Para quem curte uma galhofa e considera roteiro algo superestimado, pode curtir o longa-metragem. O clima é de total despretensão, com Mayans assumindo o lado cômico do filme. Do lado de Jesús, que nem imaginava que suas cenas extras estariam nesse projeto, o que sobram são cenas longas de mulheres voluptuosas, sem pudor algum. Até mesmo o mais entusiasta admirador de cenas eróticas pode se entediar, visto que as sequências são realmente compridas demais. Como parece faltar ensaio, as três atrizes passam a maior parte do tempo repetindo os mesmos movimentos, tentando transmitir uma aura sexy e nem sempre conseguindo.

revenge-of-the-alligator-ladies-papo-de-cinema-02

Sem muita coesão, em um projeto literalmente feito de improviso, The Revenge of the Alligator Ladies só deve agradar aos fãs ardorosos de Jesús Franco, nesta que serve como uma homenagem final ao prolífico diretor espanhol. Curiosamente, Franco pensava iniciar uma nova série de filmes, agora com o personagem Al Pereira como protagonista, depois da resposta positiva do público a respeito da produção de 2012. Infelizmente, o diretor não teve tempo para tanto, morrendo em abril de 2013, aos 82 anos.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.
avatar

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *