Crítica


7

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11 votos 8.6

Onde Assistir

Sinopse

Roddy é um rato de estimação que vive em um luxuoso apartamento em Kensington e tem dois hamsters, Gilbert e Sullivan, como mordomos. Um dia surge no local Sid, um rato sujo que é expelido pelo esgoto da pia. Esse acha que tirou a sorte grande, mas Roddy quer se livrar do visitante o mais rápido possível. Para tanto tenta enganá-lo, dizendo que a privada é na verdade uma banheira e tentando convencer Sid a entrar nela. Porém o malandro não é bobo e empurra Roddy para a privada, dando a descarga em seguida. Roddy passa pelos esgotos e chega à cidade de Ratópolis. Lá encontra Rita, uma ratazana que trabalha com seu barco que é a única que pode ajudá-lo a voltar para casa.

Crítica

Produzido pela Aardman, a mesma responsável pelos geniais A Fuga das Galinhas (2000) e Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005), Por Água Abaixo marca a estréia na direção da dupla David Bowers e Sam Fell (esse também co-autor do roteiro), que assumem o lugar até então ocupados pelos criadores da companhia, Nick Park e Peter Lord (outro co-autor do roteiro). Bowers e Fell se saem bem nessa nova responsabilidade, mas não à altura dos seus chefes. O novo filme é bonito, visualmente encantador e bem movimentado, mas desprovido de um humor mais ácido e de um enredo consistente.

Primeira experiência da Aardman no campo da animação digital, Por Água Abaixo tenta reproduzir, numa nova tecnologia, o mesmo visual dos filmes anteriores, realizados com massinha de modelar. O resultado é curioso, apesar de ressentir da falta de uma 'autenticidade' artística. Parece ser uma cópia, ao invés de uma inovação.

Se a aparência não chega a ser revolucionária, a trama, por outro lado, também não irá chocar alguém, quanto mais surpreender. Roddy (voz de Hugh Jackman) é um rato de apartamento - vive sozinho em sua gaiola, numa bela casa londrina - e quando seus donos saem de férias ele acredita estar vivendo num paraíso, cercado de facilidades eletrônicas, brinquedos infantis e outros prazeres. Mas isso tudo acaba quando surge, vindo direto do esgoto da pia da cozinha, um ratão malandro e cheio de más intenções. O que acontece em seguida é que o novo inquilino logo toma conta do lugar, com Roddy sendo mandado, literalmente, 'por água abaixo'.

Muitos canos e tombos depois, ele chega a uma cidade subterrânea que é uma réplica da Londres da superfície, porém apenas habitada por ratos. No desespero para voltar à casa, acaba encontrando Rita (voz de Kate Winslet), e se envolvendo, ao lado dela, numa trama de rubis, sapos mafiosos e um plano mirabolante destes para acabar de vez com o universo dos ratos. E para impedir que isso aconteça, Roddy terá que mostrar seu verdadeiro valor e decidir o que quer para o seu futuro.

Por Água Abaixo, apesar de algumas boas piadas mais satíricas, deve funcionar muito melhor com o público infantil do que com o adulto. Algumas tiradas são tipicamente inglesas, o que deve limitar ainda mais seu espectro de audiência. Outro fator é a repetição de fórmulas já usadas no gênero, como as lesmas, que apesar de inegavelmente divertidas, são uma nova versão dos pinguins vistos da Saga Madagascar. Ou seja, a sensação de estarmos diante de um prato requentado é inevitável.

Os fracos resultados junto à crítica (foi indicado apenas ao BAFTA, o Oscar inglês, de Melhor Longa de Animação do Ano, tendo sido ignorado nas premiações norte-americanas, como o Oscar e o Globo de Ouro) e nas bilheterias (arrecadou, nos Estados Unidos e na Inglaterra, menos de US$ 90 milhões, apesar de ter custado mais de US$ 140 milhões) comprovam um desempenho bem abaixo do esperado. Pelo jeito, o melhor mesmo seria voltar para as massinhas...

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é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Grade crítica

CríticoNota
Robledo Milani
7
Edu Fernandes
7
MÉDIA
7

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