29 jun

Velozes & Furiosos 9 motiva aumento de 135% nas bilheterias brasileiras

Desde o início da pandemia, o mercado tem aguardado o lançamento de algum blockbuster capaz de motivar as pessoas a voltarem às salas de cinema. Tenet (2020), Mulher-Maravilha 1984 (2020) e Godzilla vs. Kong (2021) conseguiram resultados modestos nesta tentativa, mas agora um filme atingiu números semelhantes àqueles pré-pandemia: Velozes & Furiosos 9 (2021).

Nos Estados Unidos, a produção estrelada por Vin Diesel faturou US$ 70 milhões, superando os US$ 60 milhões esperados pelo mercado, e superando a bilheteria de outros lançamentos da saga pré-pandemia, como Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (US$ 60 milhões). Somando o faturamento dos países asiáticos e europeus, o novo filme da saga já atinge US$ 404 milhões.

LEIA MAIS
Crítica: Velozes e Furiosos 9
Bilheterias :: Saga Jogos Mortais atinge US$ 1 bilhão; Velozes & Furiosos 9 quebra recordes
4×100: Correndo por um Sonho :: “A bandeira nacional, o hino e a camisa da seleção foram sequestrados por uma galera que não tem nada de patriota”, explica o elenco

 

Velozes & Furiosos 9

 

A forte retomada norte-americana se justifica pelo ritmo acelerado da vacinação no país, onde mais de 50% dos adultos já receberam as duas doses da vacina (ao contrário do Brasil, onde apenas 12% da população acima de 18 anos está completamente imunizada). Mesmo assim, os números nos cinemas brasileiros também surpreendem: a produção foi responsável por 85,5% dos ingressos vendidos entre a última quinta-feira e domingo, segundo dados do Comscore reportados pelo Portal Exibidor.

No total, as bilheterias nacionais registraram aumento de 135% em relação à semana anterior, graças quase integralmente a Velozes & Furiosos 9 e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021). A principal estreia nacional, o drama 4×100: Correndo por um Sonho (2021), de Tomás Portella, contabilizou 894 espectadores na estreia.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *