22 jan

Terence Davies vai dirigir adaptação do livro póstumo de Stefan Zweig

Nascido em Viena no ano de 1881, e falecido no Brasil, em 1942, o escritor Stefan Zweig despertou várias vezes o interesse do cinema. Agora, mais um de seus escritos está prestes a ganhar os rumos da telona. O cineasta Terence Davies, responsável, entre outros filmes, por Além das Palavras (2018), trama sobre a poetisa Emily Dickinson, vai escrever o roteiro e dirigir um longa baseado no romance The Post Office Girl, publicado em 1982, ou seja, de modo póstumo. Considerada uma das inspirações para Wes Anderson realizar O Grande Hotel Budapeste (2014), a trama tem como protagonista uma funcionária dos correios numa cidadezinha austríaca durante os anos de pobreza imediatos ao fim da Primeira Guerra Mundial. “O romance de Stefan Zweig ambientado na Áustria do pós-guerra mostra as sementes à ascensão do fascismo, o fim do Império e, finalmente, a Segunda Guerra Mundial. Esta é a história de duas pessoas que se percebem inextricavelmente ligadas às suas realidades sociais e econômicas pelas circunstâncias”, observaram os produtores.

LEIA MAIS
Ruído Branco :: Adam Driver e Greta Gerwig estrelarão novo filme de Noah Baumbach
Percurso de Sombras :: Diretor maranhense lança vaquinha para seu novo filme
Robert De Niro e Anya Taylor-Joy estão em novo filme de David O. Russell

Não é de hoje que Terence Davies expressa sua imensa paixão pela obra de Stefan Zweig. Há alguns anos, ele afirmou que Carta de uma Desconhecida (1948), longa dirigido por Max Ophüls com base no livro homônimo do vienense, se tratava do “melhor filme sobre um amor não correspondido”. A pré-produção de The Post Office Girl já está de vento em popa, com as filmagens marcadas para o final de 2021. Nesse meio tempo, provavelmente a mais recente realização de Davies deve chegar aos cinemas (ou ao streaming). Benediction é ambientado na época da Segunda Guerra Mundial e tem como protagonista o poeta inglês Siegfried Sassoon.

Cena de “Benediction”

Marcelo Müller

Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *