20221228 a baleia papo de cinema 800

A Tela Quente desta segunda-feira, 01, exibe A Baleia (The Whale), drama de 2022 dirigido por Darren Aronofsky, a partir das 22h25, na TV Globo. O longa rendeu a Brendan Fraser um dos momentos mais emocionantes do Oscar 2023, quando o ator foi consagrado como Melhor Ator. Mas nem todo mundo aprovou essa interpretação. Relembre!

TELA QUENTE: A BALEIA

SINOPSE

Na Tela Quente, acompanhamos a história de Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa e busca, em seus últimos dias, se reconectar com a filha adolescente Ellie (Sadie Sink). Entre remorso, esperança e tentativas de redenção, a trama mergulha em dilemas humanos intensos e dolorosos.

RECEPÇÃO DIVIDIDA

Apesar da aclamação à performance de Fraser – que também conquistou o SAG Awards e o Critics Choice – A Baleia gerou debates acalorados. Parte da crítica destacou o excesso de sentimentalismo e a forma como a obesidade foi retratada, acusando o filme de reforçar estereótipos. Já outros elogiaram o olhar sensível do diretor e a entrega emocional dos atores.

Tela Quente :: A Baleia
Tela Quente :: A Baleia

Em março de 2023, em tom empático, Fraser comentou sobre essas opiniões, que também citaram “gordofobia”, em entrevista ao Los Angeles Times. “Respeito aqueles que não concordam com tudo que o filme traz. Não concordo com eles [críticos], porque sei que não houve más intenções. Eu quis saber, sim, se eu, Brendan, causei algum dano e para isso procurei diálogos”. Essas conversas aos quais o artista se referiu tratam da conexão que o mesmo fez com a OAC (Obesity Action Coalition) para falar sobre o projeto de Aronofsky.

A instituição norte-americana sem fins lucrativos conta com mais de 70 mil membros e se dedica a dar voz ao indivíduo afetado pela doença da obesidade. “A resposta que obtive da OAC foi ‘continue fazendo o que você está fazendo’. Nós fizemos o filme que queríamos fazer, e fizemos da forma que achamos correta. E eu defendo isso”, completou Fraser.

O RETORNO DE FRASER

Além das discussões sobre a abordagem do tema, a obra ficou marcada como símbolo do chamado “Brenaissance”, o renascimento da carreira de Brendan Fraser, após anos afastado de grandes produções de Hollywood. Sua vitória no Oscar foi recebida com aplausos de pé e se tornou um dos momentos mais lembrados da cerimônia.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *