20250709 superman papo de cinema 800

O aguardado Superman estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 10, estrelado por David Corenswet como o Homem de Aço e Rachel Brosnahan como Lois Lane. O longa é dirigido por James Gunn, que assume o comando do novo Universo DC e promete uma abordagem mais humana, emocional e inspiradora para o personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster nos anos 1930.

Nas pré-estreias ao redor do mundo, já se comenta como esta nova versão do Superman se distancia das anteriores vistas no cinema – menos sombria e mais solar. Parte dessa mudança de tom está diretamente ligada ao material de base escolhido por Gunn: em vez das HQs mais óbvias ou clássicas de ação, o diretor se inspirou em obras que tratam de amadurecimento, despedida, memória, perspectiva e mito.

Superman
Superman

A seguir, listamos cinco dessas histórias – citadas pelo realizador em lives e entrevistas de divulgação – que ajudaram a moldar a visão sobre o herói mais icônico da cultura pop. Siga o fio!

1. WHATEVER HAPPENED TO THE MAN OF TOMORROW?

Escrita por Alan Moore e ilustrada por Curt Swan, essa história em duas partes foi publicada em 1986, como uma despedida da Era de Prata do Superman, antes do reboot da DC com Crise nas Infinitas Terras. A HQ mostra os últimos dias do herói, que se despede do público de maneira melancólica e heróica. James Gunn afirmou que elementos desse tom – nostálgico, humano e definitivo – foram importantes para a construção emocional de seu filme, mesmo sem seguir a mesma trama.

2. KINGDOM COME

Publicada em 1996, essa minissérie escrita por Mark Waid, com arte pintada de Alex Ross, retrata um futuro distópico em que os heróis tradicionais, como Superman, retornam ao cenário após o caos provocado por uma nova geração de justiceiros. O visual clássico e solene do Superman em Kingdom Come foi referência direta para o uniforme usado por David Corenswet no filme. A HQ também influenciou o debate sobre legado e responsabilidade que atravessa o roteiro de Gunn.

3. SUPERMAN: FOR ALL SEASONS

Lançada em 1998, essa minissérie de Jeph Loeb e Tim Sale acompanha o crescimento de Clark Kent em Smallville e sua transição para Superman sob o ponto de vista de personagens como Jonathan Kent, Lois Lane e Lex Luthor. James Gunn citou essa obra como uma influência decisiva para o tom mais pessoal e emocional.

Superman: For All Seasons
Superman: For All Seasons

4. LEX LUTHOR: MAN OF STEEL

Publicada em 2005, com roteiro de Brian Azzarello e arte de Lee Bermejo, essa minissérie apresenta a história do Superman a partir da perspectiva de Lex Luthor. A HQ humaniza o antagonista e reforça seus temores quanto à presença de um ser todo-poderoso entre os humanos. A visão crítica de Luthor sobre o herói ajudou Gunn a moldar a dinâmica entre os dois personagens em seu filme, trazendo nuances morais e questionamentos sobre poder, controle e humanidade.

5. ALL-STAR SUPERMAN

Escrita por Grant Morrison e ilustrada por Frank Quitely, All-Star Superman foi publicada entre 2005 e 2008 e é considerada uma das obras mais reverenciadas do personagem. A série acompanha os últimos dias do herói após ser exposto a uma overdose de radiação solar. Gunn revelou que, apesar do filme não seguir o enredo da HQ, muito da sua estética, simbologia e do sentimento de esperança que permeia a narrativa serviram como pilares para sua abordagem cinematográfica.

All-Star Superman
All-Star Superman

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *