20240110 marte um papo de cinema 11

O filme escolhido como atração deste fim de semana, o último do ano, no Supercine (Rede Globo, 0h15min de sábado para domingo), é uma estreia muito aguardada na televisão de sinal aberto. Trata-se do premiado Marte Um (2022), longa de Gabriel Martins sobre uma família humilde da periferia de Belo Horizonte que sonha com uma vida melhor. A produção foi a grande vencedora do Prêmio Grande Otelo – o “Oscar” do cinema nacional – daquele ano, tendo sido consagrada em oito categorias, inclusive Melhor Filme, Direção e Ator, para Carlos Francisco.

Marte Um conta a história dos Martins, uma família negra de classe média baixa que vê suas expectativas de ascensão social abaladas após a eleição da extrema direita em 2018 no país. Enquanto o pai, Wellington, trabalha como porteiro de um prédio da zona nobre da cidade, a mãe, Tércia, precisa lidar com o trauma causado por um acontecimento recente. Já os filhos possuem seus próprios dilemas: Eunice, a mais velha, está insegura em apresentar a namorada aos pais, enquanto que Deivinho, o caçula, quer estudar astrofísica e integrar o projeto Mars One de colonização do planeta Marte!

Cena de Marte Um
Camilla Damião e Cícero Lucas em cena de “Marte Um”

MARTE UM :: CARREIRA INTERNACIONAL

Produzido pela Filmes de Plástico, Marte Um lidou com problemas tanto no âmbito da ficção, como também nos bastidores. Apesar de ter sido escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar como Melhor Filme Internacional, o longa enfrentou resistência e até mesmo boicote por parte do governo federal – liderado, sempre bom lembrar, por Jair Bolsonaro, o mesmo que causava pesadelo nos personagens da trama – que não investiu recursos na campanha no filme em Hollywood. Como resultado, por mais que tenha sido recebido com entusiasmo por onde foi exibido, acabou falhando em se posicionar entre os cinco finalistas do ano. E explicação foi a falta de ações promocionais, responsabilidade essa do país representante.

Mas isso nem de longe manchou a carreira de Marte Um. Após sua estreia no Festival de Gramado, de onde saiu com os kikitos de Melhor Roteiro e Trilha Sonora, a produção seguiu para eventos internacionais – foi premiado em Los Angeles (L.A. Outfest), Nashville (Nashville Film Festival), São Francisco (San Francisco International Film Festival) e Oslo (Oslo Films from the South Festival), além de ter passado por Sundance, Cleveland, Palm Springs e San Sebastián. No Brasil foi reconhecido ainda pelo Prêmio Guarani, Associação Paulista de Críticos de Arte, Festival SESC Melhores Filmes e Prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia.

20220831 marsone 12
Rejane Faria e Carlos Francisco em cena de “Marte Um”

MARTE UM :: CRÍTICA

Este filme pode ser um abraço a um espectador que está saindo de vários anos de um governo movido a ódio”, afirmou o diretor Gabriel Martins em entrevista exclusiva ao Papo de Cinema, na época do lançamento nos cinemas. Sobre o título, o crítico e editor do Papo de Cinema, Robledo Milani, escreveu a respeito: “Eis, enfim, a palavra que tão bem define Marte Um: afetividade. Ou empatia. Essa capacidade que o ser humano possui, mas com tanta dificuldade exerce, de se colocar no lugar do outro e se permitir ser atravessado pelas dores e as alegrias que lhes são externas, mas passíveis de identificação”.

 

QUADRO DE NOTAS :: MARTE UM

Papo de Cinema – crítica

Nota 8

Papo de Cinema – leitores

Nota 8

Papo de Cinema – Grade Crítica

Nota 8,1

IMDb

Nota 7,4

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *