Nesta quinta-feira, 03, a Sessão da Tarde apresenta Eternos Companheiros, a partir das 15h25, na TV Globo. Produzido em Hong Kong e lançado em 2019, o longa emociona ao retratar a relação entre um cão-guia e um homem que precisa reaprender a viver após perder a visão. Mas o que muitos espectadores não sabem é que o filme chinês é baseado em um livro japonês de grande sucesso, que também já havia inspirado uma adaptação anterior nos anos 2000.
SESSÃO DA TARDE: ETERNOS COMPANHEIROS
Na Sessão da Tarde, um labrador chamado Little Q, com uma marca de nascença curiosa no focinho, é treinado para se tornar cão-guia. Quando seu processo de aprendizagem termina, ele é designado para auxiliar o renomado chef Lee Bo Ting, que perdeu a visão recentemente. Inicialmente resistente, amargo e desconfiado, Bo Ting rejeita a ajuda do cachorro. Mas, com o tempo, a persistência e a lealdade de Little Q abrem espaço para uma nova conexão.

O LIVRO QUE INSPIROU O FILME
Eternos Companheiros é uma adaptação livre do romance japonês Goodbye, Khoru, escrito por Ryohei Akimoto e Kengo Ishiguro. Publicado no Japão em 1997, o livro conta a história de um cão-guia chamado Khoru e seu impacto na vida das pessoas com quem convive. Embora o livro não seja um relato documental de um caso específico, ele é fortemente inspirado em experiências reais com cães-guia, seus treinadores e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual. Por isso, ganhou reputação de ser uma obra de “ficção com base social”, algo muito valorizado no mercado editorial japonês.
DO JAPÃO PARA HONG KONG, PASSANDO PELO CINEMA
Antes de ganhar sua versão chinesa em 2019 com Eternos Companheiros, o romance foi adaptado em 2004 no Japão com o título Quill: A Vida de um Cão-Guia, dirigido por Yoichi Sai. Essa versão seguia um tom quase documental, com narração didática e observacional, explorando a vida do cão desde o nascimento até a velhice. Já na versão chinesa dirigida por Law Wing-cheung, o tom é mais voltado para o drama emocional.
UM ELO DE AFETO QUE ATRAVESSA CULTURAS
A história de Goodbye, Khoru e suas adaptações cinematográficas mostram como temas universais – como confiança, independência e amizade entre espécies – transcendem fronteiras culturais. Do Japão ao público global, passando por Hong Kong e agora pelas telas da TV aberta brasileira, o material base segue comovendo por sua simplicidade e humanidade.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Michael Madsen, ator famoso por colaborações com Quentin Tarantino, morre aos 67 anos - 3 de julho de 2025
- Nós, Que Nos Queremos Tão Pouco :: Produção de longa com Julia Lemmertz promove leitura do roteiro aberta ao público em Porto Alegre - 3 de julho de 2025
- Cinema Especial :: Era Uma Vez um Gênio, filme de hoje (03/07), traz adaptação de conto pouco conhecido da literatura britânica - 3 de julho de 2025
Deixe um comentário