20250717 as parteiras 2023 papo de cinema 800

Nesta quinta-feira, 17, a Globo exibe na Sessão da Tarde o drama francês As Parteiras (2023), a partir das 15h25 (horário de Brasília). Estrelado por Khadija Kouyaté, Héloïse Janjaud e Myriem Akheddiou, o longa acompanha a rotina intensa de profissionais de saúde em uma maternidade pública. Em meio a desafios técnicos e emocionais, o filme convida o espectador a refletir sobre o corpo, a vida e os limites da profissão.

SESSÃO DA TARDE: AS PARTEIRAS

Na Sessão da Tarde, As Parteiras apresenta a trajetória de Sofia (Khadija), uma experiente parteira que se vê diante de uma nova colega de trabalho: Louise (Héloïse), mais jovem, idealista e com métodos diferentes. Juntas, elas enfrentam a sobrecarga do sistema de saúde francês, acolhem gestantes em situações delicadas e vivem momentos que oscilam entre o rigor técnico e a emoção bruta dos nascimentos.

Sessão da Tarde :: As Parteiras
Sessão da Tarde :: As Parteiras

PARTOS REAIS E REALISMO SOCIAL

Boa parte do impacto de As Parteiras vem da opção da diretora, Léa Fehner, por filmar partos reais com estética quase documental. A equipe do longa filmou em maternidades reais, com a participação de parteiras e médicas atuando em cena. As sequências de parto não foram encenadas, o que exigiu uma logística delicada e respeito absoluto aos envolvidos.

LEIA MAIS
Sessão da Tarde :: Por Toda a Minha Vida é baseado em história real?

Em entrevista ao Cineuropa, em 2023, Fehner afirmou que “entrevistei muitas parteiras e passei muito tempo acompanhando-as em hospitais públicos. Trabalhei em turnos como elas, o que significa que fiz plantões de 12 horas e de noite. Eu queria entender ouvindo, mas também tentando realmente sentir o que esse trabalho implica”.

Além do retrato fiel da profissão, o filme aborda questões contemporâneas da saúde pública francesa, como a escassez de recursos e o esgotamento emocional das equipes. Lançado durante os protestos de parteiras por melhores condições de trabalho, As Parteiras foi descrito pelo Libération como “um gesto de solidariedade e denúncia”.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO DE CINEMA NAS REDES

Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *