O roteirista e escritor cubano Senel Paz estará em Porto Alegre entre os dias 11 e 16 de novembro. Na capital gaúcha, Paz vai ministrar uma oficina de roteiro de longa-metragem com 12 horas de duração, além de dar consultoria a dois projetos de longa-metragem.

Paz é professor da renomada Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba. Além disso, é autor do conto e do roteiro que originaram o filme Morango e Chocolate (1993), de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabio. Recentemente o cubano assinou também o roteiro do filme colombiano Cazando Luciérnagas (2012), que ganhou vários prêmios no último Festival de Gramado – incluindo Melhor Roteiro e Melhor Atriz.

A oficina ministrada por Senel é destinada a 10 roteiristas com experiência em roteiros de ficção e que tenham um projeto de longa-metragem ainda não filmado. A iniciativa recebeu diversas inscrições e foram selecionados os seguintes roteiristas:

Ana Luiza Azevedo e Miguel da Costa Franco, com o projeto Aos Olhos de Ernesto
Cláudia Dreyer, com projeto Antes o Mundo Não Exista
Gibran Dipp, com o projeto Mar das Árvores
Guilherme Petry com o projeto Atrás da Tela
Leonardo Wittmann com o projeto Mãos de Cimento
María Elena Morán, com o projeto Longevas
Milton do Prado, com o projeto Tudo Começa em Janeiro
William Mayer, com o projeto Moloque
Zeca Brito, com o projeto Legalidade

Dois projetos participantes da oficina foram escolhidos pelo escritor para consultoria individual: Antes o Mundo não Existia (de Cláudia Dreyer) e Aos Olhos de Ernesto (de Ana Luiza Azevedo e Miguel da Costa Franco).

Durante a semana que passará em Porto Alegre, Paz também participa de atividades abertas ao público. No dia 15 de novembro, faz palestra na Feira do Livro, às 16h30, e depois autografa seu livro Morango e Chocolate. Já no dia 16, às 19h, o diretor estará presente em uma sessão comentada de Morango e Chocolate, na Sala P. F. Gastal.

Fonte: Sala P. F. Gastal

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *