Categorias: BastidoresNotícias

Rodrigo Santoro lança vídeo homenageando artistas recentemente mortos

Publicado por
Marcelo Müller

Já que o presidente da república federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e a secretária especial da Cultura, a senhora Regina Duarte, não se pronunciam sobre os artistas vitimados pela COVID-19, alguém tem que fazer essa justiça, não é mesmo? E coube ao ator Rodrigo Santoro, por iniciativa própria, produzir e narrar um vídeo-homenagem aos que nos deixaram por complicações do novo coronavírus, mas não apenas, já que são também citados os nomes do escritor Rubem Fonseca, do cantor Moraes Moreira e do ator Flávio Migliaccio, cujas fatalidades não tiveram relação com a doença que vem assolando o mundo. No mínimo, uma bonita manifestação de respeito.

Curiosamente, o vídeo intitulado O Povo Brasileiro foi publicado um dia após mais de 500 artistas se manifestarem indignados com a atuação (teve alguma até agora?) da secretária especial da Cultura, a atriz Regina Duarte, acusada de negligenciar a classe, especialmente aqueles profissionais que estão vulneráveis social e economicamente em tempos de pandemia (confira detalhes nas notícias relacionadas abaixo). Por ora, fiquemos com a bela iniciativa de Rodrigo Santoro, cujo texto pega emprestado os títulos de alguns dos nossos filmes mais emblemáticos:

LEIA MAIS
Manifesto de repúdio a Regina Duarte conta com mais de 500 artistas
Artistas cobram secretária Regina Duarte por omissão em tempos de pandemia
Em entrevista, Regina Duarte afirma que minorias não serão contempladas pela Cultura

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)