The Rocky Horror Picture Show, o filme que ajudou a popularizar o termo cult voltará aos cinemas! A obra, lançada em 1975, desembarca no circuito comercial no dia 13 de novembro, em versão restaurada e remasterizada em qualidade 4K Ultra HD. Em 2025, o título, estrelado por Tim Curry, Barry Bostwick, Susan Sarandon, completa 50 anos. Siga o fio para relembrar a importância do filme e também conferir onde assisti-lo!
THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW
SINOPSE
Um casal recém-noivado, Brad e Janet, sofre um imprevisto quando o carro quebra em uma estrada isolada durante uma tempestade. Em busca de ajuda, eles acabam encontrando um misterioso castelo habitado pelo extravagante Dr. Frank-N-Furter, um cientista vindo da “Transilvânia galáctica” que está prestes a apresentar sua mais nova criação: Rocky, o homem ideal. A partir daí, o casal é arrastado para um universo de excessos, desejos reprimidos e performances musicais arrebatadoras, em uma mistura de terror, comédia e erotismo.
CONTEXTO
Dirigido por Jim Sharman e baseado na peça homônima de Richard O’Brien (que também atua no filme como Riff Raff), o longa surgiu em plena década de 1970, período de revoluções culturais e sexuais, marcado pela quebra de tabus e pela ascensão da contracultura. Lançado inicialmente de forma modesta, o filme misturava elementos do horror B dos anos 1950, o glam rock e o espírito libertário do período pós-Stonewall. A presença magnética de Tim Curry como Frank-N-Furter, somada ao visual andrógino e às canções icônicas, ajudou a transformar a produção em uma experiência de transgressão e autoexpressão – um símbolo da cultura queer para as futuras gerações.
LEGADO
Embora tenha sido um fracasso de bilheteria em seu lançamento, The Rocky Horror Picture Show tornou-se um fenômeno cultural ao ser resgatado em exibições noturnas interativas, especialmente nos Estados Unidos. Os fãs passaram a comparecer fantasiados, cantar e reproduzir as falas durante as sessões – prática que persiste até hoje, fazendo do filme o mais longevo em cartaz da história do cinema. Mais do que um musical cult, Rocky Horror consolidou-se como símbolo de liberdade sexual, celebração da diversidade e resistência cultural, influenciando gerações de artistas e cineastas ao redor do mundo.
INGRESSOS
Os interessados em reviver a experiência de The Rocky Horror Picture Show nos cinemas podem conferir as exibições especiais que acontecem em diferentes cidades do país. Basta clicar neste link, onde é possível consultar as sessões disponíveis em cada região.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Caso Eloá: Refém ao Vivo - 10 de novembro de 2025
- Sacramento - 10 de novembro de 2025
- Winter in Sokcho - 10 de novembro de 2025
Deixe um comentário