20151015 trintminha e1444934736846

trintminhaO Rio de Janeiro receberá, de 20 de outubro a 1º de novembro (terça a sexta-feira da próxima semana), a mostra O Cinema de Trinh T. Minh-ha, que homenageia a premiada cineasta vietnamita. Uma das principais responsáveis por renovar a prática do documentário no cinema contemporâneo, a cineasta ainda é pouco conhecida no Brasil. A mostra acontecerá na CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro), os ingressos custam R$ 4,00.

Serão exibidos todos os seus trabalhos: 10 filmes (seis longas, um média e três curtas-metragens), desde Remontagem (1982), cuja construção reconfigura os pressupostos ocidentais da etnografia visual, até Passagem Noturna (2004), que se apropria da tecnologia digital para inventar novas formas de fabricação fílmica. Entre os destaques está o premiado Espaços Descobertos: Viver é Circular (1985), que leva adiante algumas das reflexões iniciadas com Remontagem. Filmado em diversos países da África (Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Benin, Togo), Espaços Descobertos estabelece relações potentes entre alguns povos africanos e suas cosmologias particulares.

A programação também inclui curtas criados para instalações em galerias de arte, sessões comentadas, mesa redonda e uma master class ministrada por Trinh T. Minh-ha. No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 18h30, haverá sessão especial do lançamento do catálogo comentada pelos curadores. As master classes gratuitas com a diretora ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo), às 16h. No dia 24, logo depois da master class, às 18h30, a diretora apresentará a sessão do filme Espaços Descobertos: Viver é Circular .

Serão ainda realizadas sessões comentadas pelos curadores da mostra Carla Maia e Luís Felipe Flores, pelo professor e documentarista Gustavo Soranz, pelo pesquisador Pedro Veras e pelo professor e curador Ewerton Belico. No penúltimo dia da mostra, 31 de outubro (sábado), haverá uma mesa redonda sobre  O Cinema de Trinh T. Minh-ha, com a pesquisadora, crítica e professora Ilana Feldman, a professora, escritora e cineasta Rose Satiko, além dos curadores, com entrada franca.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *