unnamedA edição número 11 da Revista Orson apresenta o dossiê Cinematografias Periféricas. Mostrando produções fora do eixo hegemônico dos Estados Unidos e de parte da Europa, a tiragem explora presenças constantes em festivais internacionais (no Brasil, especialmente na Mostra de São Paulo). Os exemplares da publicação, produzida pelos acadêmicos dos cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas, podem ser adquiridos virtualmente no site oficial.

Nesse dossiê, inclusive, há duas análises de filmes brasileiros. Está presente, também, a atenção significativa a outros países da América Latina, por meio de artigos sobre longas do México, Argentina, Bolívia e Colômbia. Já na seção de resenhas de livros, textos a respeito de Glauber Rocha: Cinema, Estética e Revolução, de Humberto Pereira da Silva, Técnicas do Observador: Visão e Modernidade no Século XIX, de Jonathan Crary, e 100 Melhores Filmes Brasileiros, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Nesta edição podem, ainda, ser conferidas duas entrevistas que interessam aos profissionais do cinema. Uma com a produtora Vânia Catani, da Bananeira Filmes, que fala do papel do produtor, além de fazer uma crítica aos cursos de cinema que não valorizam tal função, e outra da área da animação, com a cineasta Rosaria.

(Fonte: UFPEL)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *