Mais uma entidade divulgou sua lista de melhores do ano. Desta vez, foi a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), que revelou os vencedores da eleição realizada entre seus associados – críticos atuantes no estado do Ceará. A votação considerou produções exibidas em festivais, estreias presenciais no circuito comercial e lançamentos em plataformas de streaming entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Siga o fio e confira!
PRÊMIO ACECCINE 2026
Ao longo de três etapas da seletiva, foram citados 62 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens nacionais e internacionais, refletindo a diversidade de linguagens, formatos e temas que marcaram o último ano do audiovisual. Com atenção especial às produções locais, a Aceccine voltou os holofotes às chamadas “pratas da casa”, reafirmando a força do cinema cearense no cenário nacional.
Para Raiane Ferreira, presidente da Aceccine, em divulgação nas redes sociais, o resultado traduz um olhar atento ao cinema como ferramenta estética e política. “Na seletiva deste ano, fui atravessada pela força do cinema como potência criativa e política. Entre as obras premiadas, temos temáticas que abordam a desigualdade no mercado de trabalho, situações de abuso e violação de direitos, o controle estatal marcado pela repressão durante o regime militar no Brasil e a força das produções cearenses, especialmente na perspectiva do trabalho coletivo”, afirmou.

A ACECCINE
A Aceccine é uma entidade sem fins lucrativos formada por jornalistas, críticos, programadores, profissionais do audiovisual e pesquisadores de cinema do Ceará. Seu objetivo é promover a reflexão crítica qualificada sobre o audiovisual, fortalecer o cinema cearense e respaldar a atuação da crítica nos veículos locais. A associação mantém ainda uma publicação eletrônica com textos, artigos e dossiês dedicados ao cinema.
LISTA DE PREMIADOS
- MELHOR CURTA-METRAGEM CEARENSE: Fogos de Artifício, de Andreia Pires
- MELHOR LONGA-METRAGEM CEARENSE: Morte e Vida Madalena, de Guto Parente
- MELHOR CURTA-METRAGEM BRASILEIRO: Canto, de Danilo Daher
- MELHOR LONGA-METRAGEM BRASILEIRO: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
- MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL: Sorry, Baby, de Eva Victor
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Natal Amargo :: Luto e identidade de gênero em pauta. Confira primeiras imagens do novo filme de Pedro Almodóvar! - 26 de janeiro de 2026
- Prêmio Aceccine 2026 :: Críticos cearenses escolhem os melhores filmes da temporada. Confira a lista - 26 de janeiro de 2026
- O Padeiro - 26 de janeiro de 2026
Deixe um comentário