Na noite deste domingo, 17, o longa Papagaios, escrito e dirigido por Douglas Soares, foi exibido no Palácio dos Festivais, durante a mostra competitiva de longas brasileiros do Festival de Gramado 2025. O filme acompanha Tunico (Gero Camilo), o mais famoso “Papagaio de Pirata” do Rio de Janeiro, e Beto (Ruan Aguiar), seu jovem aprendiz, revelando a face oculta da busca pela fama em um país com mais de 70 milhões de televisores ligados diariamente.
E na manhã desta segunda-feira, 18, Camilo e Aguiar concederam entrevista exclusiva ao Papo de Cinema, compartilhando reflexões sobre os personagens, o processo de construção dramática, a química entre eles e a relevância social do filme. Confira!
PAPAGAIOS
GERO CAMILO
HUMOR ÁCIDO E SUSPENSE
Para Gero, o grande desafio de Papagaios foi equilibrar humor ácido e suspense: “conseguir cozinhar esses tons e abrir espaço para formas criativas que ajudem a construir a personalidade do personagem foi essencial. Misturar humor e suspense, sem ser comédia, permite que o espectador observe criticamente o corpo político do personagem”.
A CULTURA DOS PAPAGAIOS
Sobre a cultura dos papagaios de pirata no Rio de Janeiro, ele explicou: “é praticamente uma invenção brasileira, muito do Rio, e a ideia surgiu dessa observação da cidade e da busca constante por aparecer. É um terreno fértil para pessoas que almejam fama, especialmente em uma cidade com tantas emissoras e mídia pulsante”.
INSPIRAÇÕES E TROCAS
Inspirado pelo vencedor do Oscar na construção de Tunico, Gero disse: “a referência foi útil para mostrar a neurose social e a complexidade humana de maneira gradual. Isso ajudou a dar densidade ao personagem”. Ele também destacou a troca com Ruan: “o Juan é jovem, mas tem presença e gana. Essa interação visceral é fundamental para mergulhar profundamente no personagem. Reconhecemos muito rápido no olhar do outro se somos da mesma família artística, e essa química foi incrível”.

Gero ainda destacou o diálogo entre gerações no set: “trabalhar com Juan foi revelador. A nova geração traz energia, curiosidade e intensidade. Para nós, atores mais experientes, é gratificante perceber que o cinema continua evoluindo com novos talentos”.
RUAN AGUIAR
DESCOBERTAS E… MAIS TROCAS
Na sequência, Ruan relatou a descoberta da temática e o impacto do projeto: “não conhecia a cultura dos papagaios de pirata e fiquei fascinado. Quando comecei a pesquisar, percebi que precisava fazer esse filme. É um aprendizado enorme trabalhar com Gero e com atores veteranos, que dão consistência e densidade à história. Aliás, quando Douglas me convidou para o trabalho, ele frisou: você quer trabalhar com cinema? Então, você precisa estar nesse filme. Ele é estrelado por Gero Camilo”.
A CONSTRUÇÃO DO SOMBRIO
Sobre a construção de Beto, ele detalhou: “é um personagem denso, misterioso e repleto de contradições. Desde o primeiro dia de leitura percebi que tinha um tempo próprio, mantendo presença e tensão ao longo do filme. Trabalhar com Douglas Soares foi essencial para viver cada detalhe, explorar silêncios e gerar impacto sem recorrer a excessos”.
PAPAGAIOS ONLINE
Indagado sobre o contemporâneo, Ruan também refletiu sobre a atualidade do tema: “de fato, o filme permite fazer um paralelo entre os papagaios de pirata e a quantidade enorme de influenciadores digitais hoje. É um retrato da ambição humana e das contradições de quem busca destaque, mostrando que a busca pela fama é antiga, mas suas consequências são universais”.

REFLEXÕES FINAIS DA DUPLA
Ambos os atores reforçaram a relevância social do filme. Gero concluiu: “Papagaios é um filme de observação, que mistura crítica, humor ácido e suspense de maneira orgânica, refletindo sobre a busca por fama e reconhecimento em diferentes contextos”. Ruan completou: “cada espectador pode interpretar o filme à sua maneira. O grande ganho é provocar reflexão, entretenimento e questionamentos sobre a sociedade em que vivemos”.
O Papo de Cinema segue presente no Festival de Gramado 2025, trazendo críticas, entrevistas e notícias exclusivas, oferecendo cobertura completa dos destaques do evento. Fique ligado!
Ver essa foto no Instagram
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Papagaios :: “É sobre fama, ambição e complexidade humana”, dizem protagonistas do filme no Festival de Gramado 2025 (Exclusivo) - 18 de agosto de 2025
- Festival de Gramado 2025 :: “Falamos da coragem que pulsa mesmo diante da violência cotidiana”, diz Lais Melo, diretora de Nó (Exclusivo) - 17 de agosto de 2025
- Johnny Massaro :: “É uma celebração da vida, apesar da tragédia”, diz ator sobre nova série da HBO Max - 17 de agosto de 2025
Deixe um comentário