20250818 papagaios papo de cinema 800

Na noite deste domingo, 17, o longa Papagaios, escrito e dirigido por Douglas Soares, foi exibido no Palácio dos Festivais, durante a mostra competitiva de longas brasileiros do Festival de Gramado 2025. O filme acompanha Tunico (Gero Camilo), o mais famoso “Papagaio de Pirata” do Rio de Janeiro, e Beto (Ruan Aguiar), seu jovem aprendiz, revelando a face oculta da busca pela fama em um país com mais de 70 milhões de televisores ligados diariamente.

E na manhã desta segunda-feira, 18, Camilo e Aguiar concederam entrevista exclusiva ao Papo de Cinema, compartilhando reflexões sobre os personagens, o processo de construção dramática, a química entre eles e a relevância social do filme. Confira!

PAPAGAIOS

GERO CAMILO

HUMOR ÁCIDO E SUSPENSE

Para Gero, o grande desafio de Papagaios foi equilibrar humor ácido e suspense: “conseguir cozinhar esses tons e abrir espaço para formas criativas que ajudem a construir a personalidade do personagem foi essencial. Misturar humor e suspense, sem ser comédia, permite que o espectador observe criticamente o corpo político do personagem”.

A CULTURA DOS PAPAGAIOS

Sobre a cultura dos papagaios de pirata no Rio de Janeiro, ele explicou: “é praticamente uma invenção brasileira, muito do Rio, e a ideia surgiu dessa observação da cidade e da busca constante por aparecer. É um terreno fértil para pessoas que almejam fama, especialmente em uma cidade com tantas emissoras e mídia pulsante”.

INSPIRAÇÕES E TROCAS 

Inspirado pelo vencedor do Oscar na construção de Tunico, Gero disse: “a referência foi útil para mostrar a neurose social e a complexidade humana de maneira gradual. Isso ajudou a dar densidade ao personagem”. Ele também destacou a troca com Ruan: “o Juan é jovem, mas tem presença e gana. Essa interação visceral é fundamental para mergulhar profundamente no personagem. Reconhecemos muito rápido no olhar do outro se somos da mesma família artística, e essa química foi incrível”.

Equipe de Papagaios em Gramado
Equipe de Papagaios em Gramado

Gero ainda destacou o diálogo entre gerações no set: “trabalhar com Juan foi revelador. A nova geração traz energia, curiosidade e intensidade. Para nós, atores mais experientes, é gratificante perceber que o cinema continua evoluindo com novos talentos”.

RUAN AGUIAR

DESCOBERTAS E… MAIS TROCAS 

Na sequência, Ruan relatou a descoberta da temática e o impacto do projeto: “não conhecia a cultura dos papagaios de pirata e fiquei fascinado. Quando comecei a pesquisar, percebi que precisava fazer esse filme. É um aprendizado enorme trabalhar com Gero e com atores veteranos, que dão consistência e densidade à história. Aliás, quando Douglas me convidou para o trabalho, ele frisou: você quer trabalhar com cinema? Então, você precisa estar nesse filme. Ele é estrelado por Gero Camilo”.

A CONSTRUÇÃO DO SOMBRIO 

Sobre a construção de Beto, ele detalhou: “é um personagem denso, misterioso e repleto de contradições. Desde o primeiro dia de leitura percebi que tinha um tempo próprio, mantendo presença e tensão ao longo do filme. Trabalhar com Douglas Soares foi essencial para viver cada detalhe, explorar silêncios e gerar impacto sem recorrer a excessos”.

PAPAGAIOS ONLINE 

Indagado sobre o contemporâneo, Ruan também refletiu sobre a atualidade do tema: “de fato, o filme permite fazer um paralelo entre os papagaios de pirata e a quantidade enorme de influenciadores digitais hoje. É um retrato da ambição humana e das contradições de quem busca destaque, mostrando que a busca pela fama é antiga, mas suas consequências são universais”.

Papagaios
Papagaios

REFLEXÕES FINAIS DA DUPLA 

Ambos os atores reforçaram a relevância social do filme. Gero concluiu: “Papagaios é um filme de observação, que mistura crítica, humor ácido e suspense de maneira orgânica, refletindo sobre a busca por fama e reconhecimento em diferentes contextos”. Ruan completou: “cada espectador pode interpretar o filme à sua maneira. O grande ganho é provocar reflexão, entretenimento e questionamentos sobre a sociedade em que vivemos”.

O Papo de Cinema segue presente no Festival de Gramado 2025, trazendo críticas, entrevistas e notícias exclusivas, oferecendo cobertura completa dos destaques do evento. Fique ligado! 

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *