20250630 o urso t04 papo de cinema 800 t04

O FX acaba de confirmar que O Urso ganhará uma 5ª temporada em 2026. A quarta, com 10 episódios, já está disponível no Disney+. Desde sua estreia discreta em 2022, conquistou público e crítica, transformando-se em fenômeno também de premiações: são 21 Emmys no total. A trama acompanha Carmen “Carmy” Berzatto (Jeremy Allen White), um chef brilhante que retorna a Chicago para retomar o restaurante de sanduíches que era de seu irmão, enfrentando caos pessoal e absoluto estresse profissional.

Carmy possui feridas emocionais profundas e uma carga dramática que ecoa a do protagonista de Família Soprano (1999-2007). Assim como Tony nos anos 2000, Carmy é um anti‑herói que expõe fraqueza, ansiedade e dor num cenário incerto. Hoje, White conquista público como rosto global: estrelou campanhas da Calvin Klein e interpreta Bruce Springsteen na cinebio Springsteen: Salve‑me do Desconhecido.

LEIA MAIS
– Bruce Springsteen :: Cinebio do cantor ganha 1º trailer!
Mas o que esperar da performance de Jeremy Allen White?

O Urso
O Urso

Mas O Urso vai além da gastronomia e do magnetismo de Allen White: com montagem frenética, som atmosférico e planos-sequência, a série transforma a tensão da cozinha num espetáculo de ansiedade, fazendo o espectador sentir cada respiração curta, cada panela fervendo e cada colapso nervoso. A pergunta que fica é: por que esse caos emocional é tão sedutor?

O URSO: CULTURA DO SOFRIMENTO

Vivemos uma era marcada pela sobrecarga emocional, com trabalho, pressão por performance, redes sociais que bombardeiam com comparações e uma imagem pessoal inatingível. Ver Carmy lidando com o caos oferece uma válvula dramática para quem enfrenta colapsos silenciosos no dia a dia. O brain rot (eleita a palavra do ano de 2024 pelo Dicionário Oxford) e o colapso emocional passaram a dominar conversas online. A era dos stories calorosos se mistura com lives que revelam ansiedade, burnout e falhas, quase um espetáculo do sofrimento que viraliza. O Urso canaliza isso com força, colocando o desconforto explícito no centro da narrativa.

O URSO: O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?

Para a professora Kristen Lee, especialista em saúde mental e comportamento humano da Northeastern University, EUA, o fascínio do público por uma série tão carregada emocionalmente como O Urso está na “possibilidade de catarse”. Obras estressantes podem gerar um distanciamento da própria vida do espectador. A série retrata com precisão a intensidade do trabalho em uma cozinha, mas também oferece um tipo de consolo: o de que sua própria vida talvez não seja tão difícil quanto a que está sendo exibida na tela”, declarou Lee ao Northeastern Global News, em junho de 2024.

Já numa análise publicada pela VEJA Rio, em fevereiro de 2024, a psicóloga Analice Gigliotti destacou como a série aborda a intensa pressão psicológica enfrentada por Carmy. Ela observou que “a pressão é tamanha que ele acaba recorrendo a cigarro e álcool, e a série retrata de forma responsável os prejuízos que a adicção traz à vida do personagem”. Gigliotti enfatizou também que a “série é feliz ao mostrar o impacto da dependência química na vida de Carmy, que, por influência da irmã, acaba recorrendo ao Alcoólicos Anônimos (AA)”. Esse realismo em torno de problemas como o vício pode ser outro dos motivos pelos quais o público se sente atraído.

O Urso
O Urso

Portanto, ao prolongar-se até 2026 (por enquanto), O Urso se firma não só como retrato do universo gastronômico, mas também como espelho. Ao que tudo indica, o caos emocional de Carmy é reflexo de nossas próprias angústias.

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]
avatar

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *