O Ministério da Cultura revelou que irá oficializar, em março de 2026, a criação da Film Commission Nacional – e o palco escolhido para a apresentação é a próxima edição do Noronha2B: Film Commission Forum, que acontecerá de 03 a 06 de março no arquipélago pernambucano. A informação foi antecipada no último sábado, 06, durante o MICBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil), em Fortaleza.
A nova política pública promete reorganizar a estratégia de atração e circulação de produções audiovisuais no país, integrando municípios, governos estaduais e representantes internacionais em torno de um mesmo eixo: desenvolvimento, sustentabilidade e fortalecimento do audiovisual brasileiro. Siga o fio e saiba mais!
NORONHA2B
FOCO PARA 2026
Com o tema “Sul Global Sustentável”, o fórum chega à sua terceira edição apostando no diálogo entre Brasil, países do BRICS e regiões ibero-americanas. Desde 2023, o Noronha2B vem se consolidando como um espaço de debates municipalistas, discutindo políticas de atração de produções, impactos territoriais, turismo cultural e estratégias ambientais articuladas com o governo federal e o parlamento.

O encontro busca ainda ampliar rotas de circulação para o audiovisual brasileiro, reforçando conexões históricas. O arquipélago de Fernando de Noronha, que já foi ponto estratégico para navegadores em busca do “caminho das Índias”, inspira essa retomada de intercâmbios comerciais e culturais com a Ásia, a África e países ibero-americanos.
FILM COMMISSION NACIONAL
Ainda em desenvolvimento, a Film Commission Nacional será um dos grandes anúncios do fórum. A proposta é estruturar uma política federal capaz de integrar diferentes territórios, facilitar filmagens, atrair produções internacionais e fortalecer o ecossistema audiovisual em todas as regiões do Brasil.
“Queremos fazer esse anúncio valorizando o trabalho das diversas instituições públicas envolvidas, municípios, Estados, entidades do setor audiovisual e sociedade civil que participaram desta construção”, afirmou, em nota à imprensa, Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura, durante o painel “Film Commissions e desenvolvimento territorial” no MICBR.
O Papo de Cinema está monitorando tudo o que envolve o Noronha2B e a criação da Film Commission Nacional. Fique ligado para não perder nenhuma novidade!

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Animalia Fest 2026 :: Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do festival dedicado à relação entre humanos e animais - 12 de dezembro de 2025
- Noronha2B :: Governo prepara anúncio da Film Commission Nacional para a próxima edição do fórum. Saiba mais! - 12 de dezembro de 2025
- Altitude Film Fest :: Evento prepara novidades para a edição 2026. Saiba mais! - 12 de dezembro de 2025
Deixe um comentário