28 nov

Mostra une cinema e teatro no Itaú Cultural em São Paulo

De hoje, 28 de novembro, a 2 de dezembro o Itaú Cultural realiza em São Paulo a mostra Teatro SP: Novas Dramaturgias em Tempos Digitais, com a exibição de documentários cênicos produzidos pelo cineasta e dramaturgo Evaldo Mocarzel, que também é o curador do evento. Serão são exibidos três filmes por dia, seguidos de debate com diretores e artistas. Os longas e curtas metragens da programação revelam o novo cenário do teatro paulistano, que vem desconstruindo o palco convencional, fazendo o uso de recursos como a hibridização de linguagens, em especial entre a do teatro e do cinema.

Segundo Mocarzel, Teatro SP: Novas Dramaturgias em Tempos Digitais traça um panorama da vitalidade e efervescência do teatro contemporâneo paulistano, em trabalhos como os dos grupos Teatro da Vertigem, Os Fofos Encenam, Grupo XIX de Teatro, Companhia Livre, os Satyros e Teatro Kunyn. “A cena paulistana é muito maior, mas estes grupos são alguns dos mais expressivos da cidade”, comenta o cineasta.

A mostra é aberta no dia 28 (quarta-feira) com sessão especial do longa Hysteria, projeto dirigido por Ava Rocha que registrou a turnê do Grupo XIX de Teatro com o espetáculo homônimo em apresentações em 18 locações histórias em Santa Catarina durante 2009. A exibição acontece no Espaço Itaú de Cinema, às 21h, com entrada franca.

No Itaú Cultural, a programação tem três horários de exibição de documentários (alguns ainda em processo de produção) realizados por Mocarzel, sempre seguidos de debates mediados pelo curador: no dia 29, quinta-feira, a programação é conduzida pela temática Documentários Cênicos – destacada pelo curador como algo novo mesmo para o teatro paulistano –, que conta com a participação de Janaína Leite, Luiz Fernando Marques, Marcelo Soler e Nelson Baskerville.

Confira detalhes da programação no site do Itaú Cultural.

Fonte: Itaí Cultural

backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *