A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo apresentou nesta terça-feira, 26, o cartaz oficial de sua 49ª edição. A arte é assinada pelo escritor e artista plástico português Valter Hugo Mãe, um dos nomes mais celebrados da literatura contemporânea. Autor de obras como A Máquina de Fazer Espanhóis, O Filho de Mil Homens, A Desumanização e Homens Imprudentemente Poéticos, ele traz para o pôster elementos visuais que dialogam diretamente com sua escrita: gestos obsessivos, repetições gráficas e traços sinuosos que remetem tanto ao universo orgânico quanto ao imaginário.
MOSTRA SP 2025
“Quando vi o cartaz pela primeira vez, pensei imediatamente no processo curatorial. Um mar de filmes com algumas pérolas. Porque é justamente esse o trabalho de curadoria que um festival como a Mostra faz”, destacou Renata de Almeida, diretora do evento. Confira a seguir:
CARTAZ

A escolha de Valter Hugo Mãe não se limita ao cartaz. A Mostra dedicará um espaço especial à sua obra, com duas sessões que reforçam a conexão entre literatura, cinema e artes visuais. O documentário De Lugar Nenhum, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes, acompanha o escritor durante sete anos e lança luz sobre seu processo criativo, especialmente em torno do romance A Desumanização, ambientado na Islândia. Já a adaptação cinematográfica de O Filho de Mil Homens, dirigida por Daniel Rezende e estrelada por Rodrigo Santoro, será exibida em parceria com a Netflix, um marco, por ser a primeira obra de Valter a ganhar as telas.
PRIMEIROS FILMES
Além das homenagens ao autor, a 49ª Mostra confirmou alguns dos títulos internacionais mais aguardados da temporada. Entre eles, Sound of Falling, de Mascha Schilinski, vencedor do prêmio do júri em Cannes e representante da Alemanha na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional; Living the Land, de Meng Huo, premiado com o Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim; e Urchin, estreia de Harris Dickinson na direção, que conquistou o prêmio de Melhor Ator para Frank Dillane e o prêmio da crítica na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes. Outros destaques incluem La Petite Dernière, de Hafsia Herzi, vencedor da Palma Queer e do prêmio de Melhor Atriz em Cannes para Nadia Melliti, e Mirrors No. 3, novo trabalho do alemão Christian Petzold.
Vale lembrar que a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontecerá entre os dias 16 e 30 de outubro, espalhando-se novamente por diversas salas de exibição da capital paulista. Fique ligado no Papo de Cinema para não perder nada.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Abandonados - 26 de agosto de 2025
- Desenhos - 26 de agosto de 2025
- O Clube do Crime das Quintas-Feiras - 26 de agosto de 2025
Deixe um comentário