A Mostra SP 2025 segue até o dia 30 de outubro. E com ela, diversos eventos contemplam a programação para além das exibições, como é 5º Encontro de Ideias Audiovisuais. Como já noticiado pelo Papo de Cinema, este ano, a atividade está dedicando um espaço privilegiado ao setor da animação nacional. E sobre o assunto, será revelado nesta sexta-feira, 24, às 11h, na Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino), 2º Mapeamento da Animação no Brasil, com promessa de ser, segundo os responsáveis, “o mais completo estudo sobre a cadeia produtiva da animação brasileira”. Siga o fio e saiba mais!
MOSTRA SP 2025 :: 2º MAPEAMENTO DA ANIMAÇÃO NO BRASIL
MAIS SOBRE
A apresentação do mapeamento será conduzida por Alessandra Meleiro, presidente do Iniciativa Cultural e coordenadora da Pesquisa, e Paulo Cidade, responsável pela metodologia aplicada. A atividade contará também com a participação de debatedores que trarão diferentes perspectivas sobre os dados e resultados, são eles: Adriana Pinto, Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Júlio Cavani (Animage) Reynaldo Marchesini, Associação Brasileira de Empresas Produtoras de Animação (ABRANIMA), e Cristianne Ly, Instituto Garotas do Motion.
Intitulado 2º Mapeamento da Animação no Brasil: Edição 2025, o levantamento, realizado pelo Iniciativa Cultural, traz “um panorama atualizado do setor, identificando suas perspectivas, gargalos e oportunidades de desenvolvimento, atualizando a pesquisa da edição 2019”. A pesquisa reuniu “informações fundamentais sobre a evolução das técnicas, serviços, processos e infraestrutura da animação no país, além de dados sobre sua inserção nos mercados nacional e internacional, atualizando o estudo inicial de 2019”.

O estudo, de caráter quantitativo, contou com a participação de 466 respondentes, entre produtoras (empresas responsáveis pela gestão e viabilização de projetos), estúdios (focados na execução técnico-artística de conteúdos animados, como filmes, séries e outros formatos audiovisuais), prestadores de serviço individuais (profissional que atua na área técnica-artística/criativa de animação, que trabalha sob encomenda para terceiros) e realizadores de animação (artista/autor que não tem na animação sua renda principal, desenvolvendo projetos autorais de animação).
“O nosso principal objetivo com o lançamento da 2ª edição do mapeamento é o de subsidiar políticas públicas, orientar decisões estratégicas de agentes do setor e fortalecer a presença da animação brasileira no cenário global. A análise contempla temas estratégicos como financiamento, propriedade intelectual, relações trabalhistas e institucionais, infraestrutura, gestão empresarial e inteligência artificial”, explicou, em nota à imprensa, Alessandra Meleiro, presidente do Iniciativa Cultural e Coordenadora da Pesquisa.
Vale lembrar que o Papo de Cinema está, mais uma vez, presente na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Fique ligado aqui no site, e também em nossas redes sociais, para não perder entrevistas, notícias e críticas – diretamente da capital paulista.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Lazarus :: T01 - 23 de outubro de 2025
- Lazarus - 23 de outubro de 2025
- Electric Bloom: A Melhor Banda do Mundo :: T01 - 23 de outubro de 2025
Deixe um comentário