A Rede Globo exibe nesta quinta-feira, 20 de novembro, uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Às 23h10, logo após Falas Negras, o público confere Milton Bituca Nascimento, documentário dirigido por Flavia Moraes e que revisita a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira.
Com classificação indicativa de 10 anos, o longa chega à TV aberta após passagem por festivais, como 28ª Mostra de Tiradentes (2025), e prêmios, como o Grande Otelo, no qual foi condecorado como Melhor Documentário. A obra, produzida por Caio e Fabiano Gullane, conta com depoimentos de nomes consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Spike Lee. Siga o fio e saiba mais!
MILTON BITUCA NASCIMENTO
PROPOSTA
O filme propõe aos espectadores uma pergunta aparentemente simples, mas capaz de fomentar uma reflexão profunda: como explicar o fascínio que o músico causa no Brasil e no mundo com sua obra? O que o artista tem – e, consequentemente, suas composições e performances também – que gera um laço tão forte com fãs de todas as idades e lugares, ao mesmo tempo que motiva pesquisas e aulas em universidades renomadas?

Conforme acompanhava o músico ao longo da sua turnê de despedida, a diretora Flavia Moraes propôs essas mesmas questões aos mais de 40 entrevistados do doc, entre os quais personalidades brasileiras e estrangeiras. Além dos já citados, também estão: Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones e Paul Simon. E, como era de se esperar, não houve uma resposta unânime – além da nítida confirmação do legado de Milton para a cultura brasileira.
EQUIPE
Milton Bituca Nascimento é uma produção do Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro, em associação com Why? Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor. A distribuição é da Gullane+, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da ANCINE.
Uma celebração potente, à altura do artista que redefiniu os caminhos da música brasileira – e que segue despertando emoção onde quer que sua voz ecoe.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Festival de Cinema Italiano no Brasil 2025 :: Laços familiares e afetivos ganham destaque na 20ª edição do evento. Saiba mais! - 20 de novembro de 2025
- BrLab 2026 :: Abertas as inscrições para a 15ª edição do laboratório de projetos audiovisuais. Saiba como participar gratuitamente - 20 de novembro de 2025
- Milton Bituca Nascimento :: Documentário sobre ícone da música brasileira tem exibição especial nesta quinta (20/11) na Globo. Saiba mais! - 20 de novembro de 2025

Deixe um comentário