Marcélia Cartaxo, ícone do audiovisual brasileiro, recebeu o troféu Oscarito em reconhecimento à sua trajetória, na noite desta terça-feira, 19, no Palácio dos Festivais, durante o Festival de Gramado 2025. A artista recebeu a honraria das mãos de Isabel Fillardis. Em entrevista ao Papo de Cinema, a atriz falou sobre a emoção de ser homenageada, relembrou momentos importantes de sua carreira e destacou o papel do festival em sua vida profissional e afetiva.
MARCÉLIA CARTAXO
TRAJETÓRIA
Com mais de 40 anos de trabalho, Marcélia ganhou projeção internacional ao interpretar a personagem Macabéa em A Hora da Estrela (1985), adaptação da obra de Clarice Lispector dirigida por Suzana Amaral. Pelo papel, conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim 1986.

Desde então, acumulou participações marcantes em filmes como Madame Satã (2001) e O Céu de Suely (2006), consolidando uma caminhada dedicada a personagens complexas, sempre em diálogo com o Brasil marginal. Em Gramado, Marcélia já venceu dois Kikitos: em 2019, por Pacarrete, e em 2022, por A Mãe.
4 DÉCADAS
Ao Papo de Cinema, Marcélia Cartaxo destacou a importância do festival e das pessoas que a acompanharam ao longo da carreira: “eu tenho uma fé enorme por esse festival já me trouxe muitas alegrias e, agora, mais uma. E depois, essa homenagem eu não ganhei sozinha, sabe? Porque fui conduzida por muitos diretores, muitos atores que contracenaram comigo. Eu tive o privilégio de 40 anos percorrer uma história bem bonita da minha vida. Comecei com 12 anos, mas foi com A Hora da Estrela que me consagrei e que me afirmou no desejo de ser atriz e galgar minha carreira”.

MEMÓRIAS E EMOÇÃO
Marcélia Cartaxo ainda falou sobre como reviveu o passado e a importância de rememorar momentos marcantes: “já estava nervosa desde que cheguei aqui. Porque nessa galeria, nessa homenagem, estão muitos diretores incríveis, artistas que viveram sua história inteira para a arte. Fico muito feliz de ter contribuído para o cinema brasileiro, para o audiovisual e, principalmente, para essa arte que me leva para o mundo, que me dá muitas alegrias, viagens, encontros. Estou muito feliz e gratificada por esse reconhecimento. Esse festival é muito grandioso para mim. Tenho uma alegria enorme e muito afeto no coração”.
Vale lembrar que o Papo de Cinema segue presente no Festival de Gramado 2025 e continuará trazendo críticas, entrevistas exclusivas e reportagens. Fique ligado!
Ver essa foto no Instagram
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Marcélia Cartaxo :: “Esse festival já me trouxe muitas alegrias”, afirma vencedora do troféu Oscarito no Festival de Gramado 2025 (Exclusivo) - 19 de agosto de 2025
- Querido Mundo - 19 de agosto de 2025
- Querido Mundo :: Falabella, Malu Galli, Du Moscovis e mais! Artistas revelam detalhes sobre o longa no Festival de Gramado 2025 - 19 de agosto de 2025
Deixe um comentário