Categories: CelebridadesNotícias

Kelly Reichardt :: Premiada cineasta dirigiu temporada de America’s Next Top Model para financiar filme

Kelly Reichardt possui um currículo invejável dentro do cinema de arte: ela venceu o Festival de Roterdã com Old Joy (2006), competiu no Festival de Cannes com Wendy e Lucy (2008), recebeu o prêmio SIGNIS no Festival de Veneza por Meek’s Cutoff (2010), venceu o Festival de Londres com Certas Mulheres (2016) e disputou o Urso de Ouro no Festival de Berlim com o belo First Cow (2019).

Mesmo assim, os caminhos para a produção não têm sido fáceis para a cineasta, que gosta de histórias realistas sobre mulheres fortes, além de temas como a solidão. Em entrevista ao GQ, ela explicou a lacuna de doze anos entre seu primeiro e seu segundo filme pela dificuldade de conseguir financiamento. De acordo com Reichardt, o cenário independente “não era nada generoso com as mulheres, de nenhuma maneira”.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2020 :: O cinema moderno de Kelly Reichardt e o cinema antiquado de Philippe Garrel
Léa Garcia :: “Ninguém melhor que nós, mulheres negras, para falarmos de nós mesmas”
James Bond 25 :: Phoebe Waller-Bridge fala de machismo e das mulheres do novo 007

 

Kelly Reichardt e Kristen Stewart durante as filmagens de Certas Mulheres

 

Ela explica que, depois de tentar financiar o projeto de Old Joy por mais de uma década, conseguiu juntar dinheiro suficiente ao dirigir uma temporada de America’s Next Top Model, um reality show de competição entre estilistas. A diretora se diz muito grata pelos colegas que lhe permitiram conquistar esta oportunidade, mas aponta para o fato de que as dificuldades persistem, ainda em 2020:

“Você pode romantizar [o fato de trabalhar com projetos de baixo orçamento], mas na verdade isso apenas significa que não estou sendo paga, e já passei dos 50 anos de idade”, ela afirmou ao New York Times. Desde 1994, a cineasta da Flórida dirigiu oito longas-metragens, e ainda não anunciou um próximo projeto após First Cow. Ela é conhecida pela parceria com a atriz Michelle Williams, que estrelou três de seus filmes.

Ela se torna o reflexo de um circuito de festivais onde os homens ainda dominam pelo menos 80% das mostras competitivas. Todos os grandes festivais de cinema – Cannes, Berlim, Veneza, Roterdã – são presididos por homens. Reichardt, por exemplo, nunca teve um filme lançado comercialmente no Brasil.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

This website uses cookies.