20260124 karine teles 800

A Mostra de Cinema de Tiradentes, que segue em curso até o próximo sábado, 31 de janeiro, transforma mais uma vez a cidade histórica em ponto de encontro do cinema brasileiro contemporâneo. E um dos grandes destaques da edição de 2026 é a presença de Karine Teles, atriz homenageada, que recebeu um Troféu Barroco na noite da última sexta-feira, 23, no palco do Cine-Tenda, emocionada e acompanhada dos filhos.

Na manhã seguinte à cerimônia, a atriz conversou longamente com a imprensa e refletiu sobre reconhecimento, escolhas profissionais, desejos artísticos e a própria ideia de carreira. A seguir, confira os principais trechos do bate-papo!

KARINE TELES NA MOSTRA DE TIRADENTES 2026

O SIGNIFICADO DA HOMENAGEM

Ao comentar a homenagem recebida na abertura da Mostra, Karine admitiu que o impacto emocional ainda está sendo processado: “não deu muito tempo ainda de assimilar, mas eu queria começar agradecendo imensamente a homenagem de ontem. Quero saber quem dirigiu a abertura, que foi lindíssima. Aquelas artistas deslumbrantes estavam ali e me chamaram… aquilo foi muito bonito. Me senti vista, me senti respeitada”. A emoção foi tamanha que a atriz brincou com a própria vulnerabilidade: “não consigo nem pensar muito, porque senão começo a chorar e não vou passar essa vergonha aqui”, disse, arrancando risos dos jornalistas.

Karine ressaltou a importância da Mostra como espaço de formação, debate e estímulo à criação: “está sendo muito emocionante viver isso aqui, nesse lugar de discussão e de pensamento artístico. É um lugar que estimula a criatividade, que traz a juventude para participar das oficinas. Tinha um monte de gente jovem ontem lá. Coisas assim fazem a gente pensar num futuro bom”.

Mostra de Tiradentes 2026 :: Karine Teles
Mostra de Tiradentes 2026 :: Karine Teles

A VIRADA NA CARREIRA E MUITA COISA PELA FRENTE

Ao falar sobre marcos da carreira, Karine apontou Riscado (2010) como um divisor de águas definitivo: “esse filme nasce de uma angústia profunda minha. De trabalhar como atriz há muito tempo e não conseguir pagar minhas contas com o meu trabalho. O filme aconteceu, foi super bem recebido, ganhou prêmios, foi vendido para vários países. Foi a primeira vez que eu saí do Brasil. Eu nunca tinha viajado para fora antes. Independente do que eu venha a fazer no futuro, esse é o filme mais importante da minha vida. Eu engravidei no processo de montagem. O filme estreou e eu estava grávida dos meus filhos. Isso foi mais um ponto importante”.

Apesar da homenagem, Karine reforçou que não sente a carreira como algo concluído: “me sinto ainda muito começando. Sou apaixonada por suspense e terror. Adoraria fazer um filme de terror, um suspense, algo que ainda não fiz”. Ela também mencionou a vontade de atuar em comédias no cinema e em produções de época: “fiz uma participação pequena em Madame Satã (2002), que foi meu primeiro set de cinema, e fiquei com vontade de fazer muito mais”.

Questionada sobre a ideia de estar vivendo um auge na carreira, Karine foi categórica ao rejeitar o conceito: “eu não acredito em auge. Eu acho que isso não existe. O auge pressupõe uma queda, e eu espero que eu não esteja no auge”. A atriz prefere outra imagem para definir sua trajetória:“eu não enxergo a minha rota de trabalho como uma linha ascendente, enxergo como uma estrada sinuosa, com curvas, com descidas e subidas”.

Mais do que resultados ou reconhecimento, Karine destacou o prazer do processo: “a parte que mais me interessa é fazer o trabalho, mais do que assistir o trabalho pronto. Gosto da lida do ensaio, do pensamento, da filmagem. Isso é o que eu amo”.

PERMANECER

Encerrando o encontro, Karine resumiu sua relação com a carreira em uma ideia central: “eu não tenho desejo de ascensão. O meu desejo é de permanência. Ser homenageada aqui me dá um carinho, um alento, uma esperança. Não é mole. É difícil. Mas é por isso mesmo que a gente continua”.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *