James Van Der Beek morreu nesta quarta-feira, 11, aos 48 anos. O ator, eternizado como Dawson Leery na série Dawson’s Creek (1998-2003), enfrentava um câncer colorretal diagnosticado em 2023. A morte foi confirmada por meio de uma publicação em seu perfil oficial nas redes sociais: “nosso amado James faleceu em paz esta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé e serenidade”. Desde que tornou pública a doença, em 2024, o ator vinha participando de eventos beneficentes e chegou a leiloar itens pessoais para ajudar a custear o tratamento. A seguir, relembre sua trajetória.
JAMES VAN DER BEEK
DO TEATRO AO FENÔMENO TEEN
Nascido em 98 de março de 1977, em Cheshire, Connecticut, James David Van Der Beek iniciou a carreira ainda adolescente. Aos 16 anos, estreou profissionalmente no teatro off-Broadway, em Finding the Sun, de Edward Albee. Pouco depois, estreou na televisão em um episódio de Clarissa Sabe Tudo, de 1993, e debutou no cinema com Angus: O Comilão, em 1995.
O reconhecimento mundial viria em 1998, ao conquistar o papel principal em Dawson’s Creek. A série, exibida por seis temporadas, tornou-se um marco da cultura pop do fim dos anos 1990 e ajudou a consolidar a emissora The WB Television Network. O personagem Dawson Leery, aspirante a cineasta sensível e idealista, transformou Van Der Beek em um dos maiores ídolos teen da época.

CARREIRA NO CINEMA
Em 1999, estrelou Marcação Cerrada, drama adolescente ambientado no universo do futebol americano que liderou as bilheterias nos Estados Unidos e ganhou vida longa em reprises televisivas. Pelo desempenho, venceu o MTV Movie Awards de Melhor Ator. Dois anos depois, levaria o mesmo prêmio por sua participação especial em Todo Mundo em Pânico (2001), onde satirizou a própria imagem.
Ao longo dos anos 2000 e 2010, buscou diversificar a carreira. Atuou em produções como Regras da Atração (2002), participou de séries como Criminal Minds, How I Met Your Mother e Pose. Também mostrou veia cômica ao interpretar uma versão exagerada de si mesmo na série Apartment 23. Como criador, cocriou e estrelou What Would Diplo Do?, de 2017, série em que viveu uma versão ficcional do DJ Diplo, assumindo também funções de roteiro e produção.
ÚLTIMOS TRABALHOS
Nos últimos anos, Van Der Beek participou de realities como Dancing with the Stars e The Masked Singer. Seu último filme foi Outro Amor Fora do Tempo (2025). Um novo projeto com o ator, a série Elle, tem estreia prevista para 2026.
VIDA PESSOAL
Van Der Beek foi casado com a atriz Heather McComb entre 2003 e 2010. No mesmo ano do divórcio, casou-se com Kimberly Brook, com quem teve seis filhos. Em entrevistas, falou abertamente sobre perdas gestacionais enfrentadas pela família e, mais recentemente, sobre sua batalha contra o câncer.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Cobertura :: 76º Festival de Berlim (2026) - 11 de fevereiro de 2026
- James Van Der Beek, ator de Dawson’s Creek e Marcação Cerrada, morre aos 48 anos - 11 de fevereiro de 2026
- Jeffrey Epstein: Poder e Perversão :: T01 - 11 de fevereiro de 2026
Deixe um comentário