20251117 futebol de cegos 800

Maior potência mundial na modalidade, a seleção brasileira de futebol de cegos é o foco de Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil, documentário feito com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. O longa acompanha os preparativos do time para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, revelando o cotidiano dos atletas dentro e fora de campo. A estreia já está confirmada e conta com diversos atletas da nossa seleção como entrevistados. Siga o fio e conheça o time! 

FUTEBOL DE CEGOS: O JOGO MAIS DIFÍCIL

PROPOSTA

Segundo revelado pelos responsáveis, em nota à imprensa, Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil mergulha na rotina da invicta seleção penta campeã paralímpica, acompanhando por quase dois anos a trajetória de um grupo que “joga com o coração e confia plenamente uns nos outros”. Entre treinos intensos, bastidores da preparação em João Pessoa e competições internacionais, o documentário revela “a disciplina, o espírito coletivo e as emoções que movem os atletas”. 

Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil
Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil

RESPONSÁVEIS 

A direção é de André Bushatsky, que tem se dedicado a retratar o universo paralímpico em produções como Da Inclusão ao Pódio (2024), O Instante Decisivo e Mulheres no Pódio (2025). A provocação da jornalista Isabelly Morais – “Quem é essa seleção? Quem são essas pessoas? De onde elas vêm e o que elas constroem?” – serve de fio condutor para o documentário, que aposta em um olhar de observação, sem heroísmos, valorizando o atleta como profissional. 

ESTREIA

Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil tem 77 minutos de duração e classificação indicativa livre. A estreia acontece em 24 de novembro no SporTV. Logo depois, o documentário ficará disponível no Globoplay.

OS ENTREVISTADOS 

Entre os protagonistas estão o gaúcho Ricardo Alves, o “Ricardinho”, capitão e autor do gol do ouro no Rio 2016, além de artilheiro no Mundial de 2018; o baiano Jeferson Gonçalves, o “Jefinho”, referência de velocidade e drible desde sua convocação em 2006; e Raimundo Nonato, que marcou o gol decisivo no título mundial de 2018 e hoje atua como um dos pilares ofensivos da equipe. Junto a eles, o trailer também destaca o baiano Cássio Reis, medalhista paralímpico e presença constante nas campanhas vitoriosas da seleção.

O documentário ainda apresenta, em depoimentos e cenas de treinamento, a nova geração que vem fortalecendo o time: o maranhense Jardiel Vieira, o gaúcho Jonatan Silva, o baiano Maicon Júnior e o paranaense Tiago “Paraná” da Silva, todos já participantes de torneios internacionais. Os goleiros paraibanos Luan Lacerda, de João Pessoa, e Matheus Costa, de Campina Grande – ambos com experiência continental e mundial – completam o elenco, sob a liderança do técnico Fábio Vasconcelos, figura constante nas imagens reveladas. 

Do calor das quadras de João Pessoa às atividades na praia e à viagem para Paris, o trailer antecipa o tom do filme: uma observação sensível de um grupo profundamente sincronizado, onde o futebol de cegos é mais do que competição – é confiança, coletividade e entrega absoluta. Confira a seguir:

TRAILER

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo: 

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *