O For Rainbow: Festival de Cinema e Cultural da Diversidade Sexual e de Gênero nasceu e se consolidou como um espaço de militância cultural, dedicado à pluralidade sexual, de gênero e racial. Mais do que mostrar filmes, o festival reafirma seu caráter político a cada edição, incorporando dança, teatro, música, literatura, oficinas, debates e ações de acessibilidade. É uma celebração da diversidade que acontece dentro e fora da tela.
E Verônica Guedes, diretora e idealizadora do festival, contou, em conversa exclusiva ao Papo de Cinema, que o projeto nasceu de “uma proposta profundamente política”, com o objetivo de usar o cinema e a arte como ferramentas para defender pautas em prol da população LGBT e também combater o racismo, o machismo e o fascismo. Confira nosso bate-papo!
FOR RAINBOW 2025
VERÔNICA GUEDES
Segundo ela, Fortaleza vivia “uma espécie de apartheid social, onde uma elite mais tolerante contrastava com a realidade das periferias, muito mais hostis em relação a essas discussões”. A criação do festival surgiu como uma forma de aproximar esses dois mundos, mostrando que todas as pessoas compartilham emoções, amor, revolta e alegria. Para ela, a arte tinha o poder de conectar pessoas rapidamente pelo sentimento, e o cinema apareceu como o caminho natural. Já envolvida com roteiros e direção de algumas produções, Guedes decidiu apostar nesse projeto artístico como um ato de resistência e transformação social.
A diretora relembrou um momento crucial de transformação do festival, marcado pelo desejo de ampliar vozes e romper barreiras técnicas e temáticas: “lá pela terceira edição, percebemos que quase não havia produção de filmes com temática lésbica no Brasil. Então resolvemos tornar o festival internacional por conta dessa pauta. Com esse atrevimento, resolvemos também ampliar o festival aos poucos. Na quarta edição já estávamos livres das películas, pois já tínhamos a possibilidade de trazer longas. Antes, trazer um longa para abrir o festival significava carregar seis latas de filme 35mm, e o custo disso era absurdo. Quando chegou o digital, foi um grande avanço”.

Em termos de narrativas, Verônica falou sobre querer histórias mais positivas e um espaço seguro para o público LGBTQIAPN+: “nosso festival é afirmativo e eminentemente político: um meio, não um fim. Queremos ver histórias alegres e afirmativas, como a de travestis que se tornaram professoras e grandes artistas, como Verônica Valentim, que está no nosso júri e já ganhou prêmios. Gostamos dessa ideia: não estamos aqui só para falar do cotidiano duro, que também mostramos, mas procuramos filmes que tragam esperança e evolução da situação que vivemos. Sempre orientamos nossa curadoria a evitar filmes com violência gratuita. Isso já vivemos diariamente. Não precisamos de um filme para lembrar que o mundo é violento com a gente. Queremos filmes que tragam perspectiva de mudança”.
Verônica Guedes ressaltou que o festival sempre buscou manter equilíbrio entre diferentes temáticas, exibindo filmes que retratam vivências gays, trans e lésbicas. No entanto, ela comentou que historicamente há uma produção menor de obras com protagonismo trans masculino. O aumento de filmes com temática sáfica já acontece há alguns anos, mas nesse ano a identidade visual foi voltada ao mês da visibilidade lésbica, que ocorre em agosto, e isso resultou no aumento da visibilidade das produções com temática sáfica no festival: “colocar isso em evidência na nossa identidade visual, nas falas e cartazes fez com que as próprias mulheres começassem a se ver representadas. Este ano realmente colocamos mais longas com essa temática: três em um universo de sete. Mas nos curtas, essa proporção sempre existiu. Somos tão invisíveis que nem percebemos que já estamos fazendo isso há anos”, relatou a diretora.
Vale lembrar que o Papo de Cinema está presente no For Rainbow 2025, que segue até o próximo dia 29 de agosto e oferece programação gratuita para todos os públicos, incluindo oficinas e shows. É uma oportunidade única de celebrar a diversidade e a arte LGBTQIAPN+, promovendo inclusão e visibilidade em cada atividade. Confira a programação completa aqui.
Ver essa foto no Instagram
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!


Deixe um comentário