O For Rainbow: Festival de Cinema e Cultural da Diversidade Sexual e de Gênero une diferentes vertentes da arte e abre espaço para diálogo e visibilidade de pessoas LGBTQIAPN+. A programação contempla diversas linguagens e oferece encontros que vão do entretenimento à formação, fortalecendo a cena artística e cultural do Ceará. A seguir, saiba tudo que está rolando e confira entrevistas exclusivas com as instrutoras das oficinas Maquiagem para Cinema e Cultura Ballroom: O Palco das Estrelas!
FOR RAINBOW 2025
MÚSICA, TEATRO E LITERATURA
A agenda reúne shows, festas e performances que animam as noites no Centro Dragão do Mar, com apresentações que transitam do forró ao pop, além de encontros com artistas locais e DJs convidados. O teatro também marca presença, com a peça Deffuturismo, enquanto lançamentos de livros e revistas expandem o panorama literário, tanto em espaços físicos quanto em formato virtual.
Durante o dia, oficinas promovem aprendizado e experiências coletivas em áreas como maquiagem para cinema, escrita, cultura ballroom, pesquisa de personagem e história do cinema negro. O evento articula reflexão e diversão, criando momentos de intercâmbio e celebração em torno da diversidade.
UM ESPAÇO DE ENCONTRO
A Feira Rainbow se consolida como ponto vibrante do festival, reunindo artesanato, gastronomia e produtos criativos feitos por pessoas LGBTQIAPN+, negras e mulheres. Funcionando em horários acessíveis à noite, o espaço acolhe o público e valoriza a cultura local.
MAQUIAGEM COMO EXPRESSÃO
Ao Papo de Cinema, a instrutora da oficina Maquiagem para Cinema, Bel Reis, ressaltou a relevância de ambientes que incentivem a prática criativa: “é muito incrível você conseguir fazer tudo com as próprias mãos e olhar para aquilo e ver ‘eu fiz’, ir melhorando e tudo mais”, contou. Para ela, ter acesso a material e a pessoas interessadas potencializa o aprendizado e gera uma “sensação maravilhosa de conseguir espalhar um pouco o conhecimento”.

POTÊNCIA DA CULTURA BALLROOM
A oficina conduzida por Bev Feitosa buscou aproximar o público da cultura ballroom, destacando sua trajetória histórica e reforçando seu papel como espaço de acolhimento. “Essa oficina vem como uma forma de a gente conectar as pessoas dentro da parte da história da cultura ballroom. Passando desde o começo, fazendo essa textura da história até os dias atuais. Trazendo as pessoas para o centro, fazendo as pessoas se sentirem pertencentes”, explica.
Bev reforça que a ballroom vai além da dança: “cultura ballroom também é sobre acolhimento, também é sobre as casas, também é sobre comunidade. E é possível estar fazendo parte dela sem necessariamente estar participando das categorias das balls”.
DOMINIK YTALO E A HISTÓRIA DO BALLROOM
Dominik Ytalo, conhecida como Dominik Ytalo Cariri, é mãe fundadora da Regional Ascendente Casa de Cariri, a primeira casa de ballroom do Cariri Cearense. Liderando a cena na região, esteve em Fortaleza para ministrar oficina sobre o movimento. “Para quem não conhece a cultura ballroom, ela é uma cultura que é historicamente criada, desde os anos 1970, para poder servir como ambiente, para poder conseguir celebrar nossas corporalidades”, afirmou.
Dominik relembrou que a cena nasceu em Harlem, Nova York, em 1972, e chegou ao Brasil em 2015, onde se fortaleceu com identidade própria: “a gente criou como maneira de a gente se aquilombar, como maneira de a gente também se juntar e criar esses vínculos mútuos”. Ela também ressaltou que documentários, séries e filmes vêm ampliando a visibilidade da cultura ballroom, que segue transformando e fortalecendo corpos LGBTQIAPN+ nas periferias e em diferentes regiões do mundo.
Vale lembrar que o Papo de Cinema está presente no For Rainbow 2025, que segue até o próximo dia 29 de agosto e oferece programação gratuita para todos os públicos, incluindo oficinas e shows. É uma oportunidade única de celebrar a diversidade e a arte LGBTQIAPN+, promovendo inclusão e visibilidade em cada atividade. A seguir, confira a programação completa das atividades paralelas:
PROGRAMAÇÃO PARALELA
QUINTA, 28 DE AGOSTO
- OFICINA
9h às 12h – Vila das Artes (Ateliê da Casa Barão – Artes Visuais)
Maquiagem para Cinema, com Bel Reis - MÚSICA
22h – Centro Dragão do Mar – Arena
Travessia
Show com Verónica Valenttino e convidadas
SEXTA, 29 DE AGOSTO
- OFICINA
9h às 12h – Vila das Artes (Ateliê da Casa Barão – Artes Visuais)
Maquiagem para Cinema, com Bel Reis - LITERATURA
15h30 – BECE – Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Salas Multiuso 1 e 2 (Subsolo 1)
Lançamento da 6ª edição da Revista Brejeiras, de Camila Marins, Cristiane Furtado e Luísa Tapajós
16h – BECE – Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Salas Multiuso 1 e 2 (Subsolo 1)
Lançamento do livro Ace da Liberdade, de Tiziane Machado - MÚSICA
21h – Centro Dragão do Mar – Arena
Festa de Encerramento
Show com Camaleoa Teatral
Ver essa foto no Instagram
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!


Últimos artigos deJulia Klein (Ver Tudo)
- For Rainbow 2025 :: Evento amplia programação além do cinema. Saiba mais sobre as atividades! - 28 de agosto de 2025
- For Rainbow 2025 :: “O roteiro por si só já é potente”, diz Fátima Macedo sobre o curta Peixe Morto - 27 de agosto de 2025
- For Rainbow 2025 :: Lucas Drummond comenta desafios de viver “personagem contido” em Apenas Coisas Boas - 27 de agosto de 2025
Deixe um comentário