Filho do Vento é o título de um projeto de longa-metragem de ficção em desenvolvimento que propõe uma reflexão sensível e poética sobre os impactos sociais, ambientais e simbólicos da expansão da energia eólica no semiárido nordestino. Com apoio do Edital de Fomento Audiovisual Potiguar, a obra parte da observação direta de territórios historicamente marcados por fortes vínculos entre comunidade, natureza e modos tradicionais de vida. Siga o fio e saiba mais!
FILHO DO VENTO
Segundo revelado pelos responsáveis, em nota à imprensa, o projeto “investiga como a instalação de usinas eólicas transforma não apenas a paisagem física, mas também as dinâmicas sociais, afetivas e culturais de comunidades do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba”. A proposta busca levantar um debate necessário: até mesmo fontes de energia consideradas limpas e sustentáveis precisam respeitar protocolos ambientais, sociais e culturais, sobretudo em biomas sensíveis como a caatinga.
PESQUISA DE CAMPO E ESCUTA DAS COMUNIDADES
Como etapa central do desenvolvimento do roteiro, os realizadores realizaram extensas viagens de pesquisa de campo ao longo de 2025, priorizando a escuta das comunidades e a observação direta dos territórios impactados. O percurso incluiu Parelhas, com visitas ao Sítio Algodão e ao Sítio Várzea do Barro; Cerro Corá, passando pela Serra da Rajada (Casa de Pedra) e pela Serra Verde, onde há um sítio arqueológico com geoformas; e Lagoa Nova, na Comunidade Quilombola Macambira.

Na Paraíba, a pesquisa contemplou Nova Palmeira, na Comunidade Alagamar, e Santa Luzia, com visitas aos Complexos Eólicos Canoas e Chafariz, além da Comunidade Quilombola do Talhado. O conjunto dessas experiências reuniu relatos, vivências e observações que fundamentaram a construção de uma narrativa ficcional comprometida com a realidade dos territórios visitados.
DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO
Paralelamente à pesquisa, o projeto avançou para a fase de viagens de escrita, com encontros de alinhamento criativo realizados nos municípios de Caicó (RN) e Serra da Raiz (PB). Essa etapa resultou na elaboração do primeiro tratamento do roteiro, no aprofundamento dos personagens e do universo dramático do filme, além da avaliação da viabilidade financeira da produção.
Filho do Vento é uma realização da Agência Referência, com roteiro assinado pelos cineastas Torquato Joel, Manoel Batista e Ed Junior. O projeto conta ainda com o apoio do Edital de Fomento Audiovisual Potiguar, da deputada federal Natália Bonavides, da Fundação José Augusto, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Rio Grande do Norte.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Black Rabbit :: T01 - 13 de janeiro de 2026
- Black Rabbit - 13 de janeiro de 2026
- Um Certo Sacrifício - 13 de janeiro de 2026

Deixe um comentário