15 set

Festival Varilux 2023 :: Confirmadas as datas da 14ª edição do evento

Principal vitrine do cinema francês no Brasil, o Festival Varilux tem a sua 14ª edição confirmada e data para acontecer em diversas cidades do nosso país: de 09 a 22 de novembro. Exclusivamente nos cinemas, o evento promete trazer os principais longas-metragens franceses da atualidade, filmes inéditos que nos darão um panorama amplo e diversificado da produção de um dos países mais importantes quando o assunto é a Sétima Arte. Realizado pela produtora Bonfilm, o Festival Varilux conta com os patrocínios da Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do apoio Ministério da Cultura, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, bem como  suporte da Embaixada da França no Brasil e das Alianças Francesas espalhadas pelo país. E, claro, o Papo de Cinema estará de olho em tudo o que vai acontecer na 14ª edição do Festival Varilux de Cinemas Francês.

LEIA MAIS
Cobertura :: 13º Festival Varilux de Cinema Francês (2022)
Cobertura :: 12º Festival Varilux de Cinema Francês (2021)
Podcast #70 :: 13º Festival Varilux de Cinema Francês (2022)

O 14º Festival Varilux de Cinema Francês também contará com a realização da 6ª edição do LAB Franco-Brasileiro de Roteiros, atividade em parceria com Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. Destinada a roteiristas, diretores e realizadores, a atividade permite o desenvolvimento da escrita de projetos de roteiros de longa-metragem e de séries de TV. As inscrições são gratuitas e seguem até dia 22 de setembro por meio do formulário que pode ser acessado clicando aqui – neste link também consta o regulamento. Com duas modalidades de roteiro de longa-metragem de ficção, original ou adaptado, e roteiro de série de ficção para televisão, o LAB Franco-Brasileiro de Roteiros é coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

Marcelo Müller

Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *