14 abr

Festival de Gramado 2021 :: Pedro Bial deixa a equipe de curadores

A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado terá um curador a menos este ano. Os organizadores anunciaram pelo Instagram a saída de Pedro Bial, por motivos não esclarecidos. O texto limita-se a agradecer “ao jornalista e apresentador pelos trabalhos prestados” e desejar “boa sorte em seus novos projetos”. Bial havia integrado a curadoria em 2019.

Deste modo, a seleção de filmes segue a cargo do crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuário, junto à cantora e atriz argentina Soledad Villamil. A próxima edição ocorre entre os dias 13 e 21 de agosto de 2021, adotando um formato híbrido que prevê sessões exclusivas via Canal Brasil em paralelo a debates e workshops em plataformas virtuais.

LEIA MAIS
49º Festival de Gramado :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens
Festival de Gramado 2020 :: King Kong en Asunción é o grande vencedor
Cobertura :: 48º Festival de Cinema de Gramado (2020)

 

Festival de Gramado 2020. Fonte: Divulgação

 

As inscrições estão abertas até o dia 18 de abril. Cineastas brasileiros e latino-americanos podem enviar seus filmes a uma das mostras competitivas: Longa-Metragem Brasileiro (LMB), Longa-Metragem Estrangeiro (LME) e Curta-Metragem Brasileiro (CMB). São aceitos longas-metragens com mais de 70 minutos ou curtas-metragens com até 20 minutos, concluídos a partir de 1 de maio de 2019.

Excepcionalmente, projetos não selecionados em 2020 podem concorrer novamente este ano. Para os curtas-metragens brasileiros, exige-se ineditismo regional (a obra não pode ter sido exibida no Rio Grande do Sul), enquanto para os longas brasileiros e estrangeiros, exige-se ineditismo nacional, com proibição de sessões públicas ou comerciais. Você descobre o regulamento completo no site do Festival de Gramado.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *