20250915 documentario brasileiropapo de cinema 800

Um grupo expressivo de profissionais do audiovisual lançou, no Festival de Brasília 2025, o Manifesto em Defesa do Documentário Brasileiro, chamando atenção para, segundo eles, “a relegação sistemática do gênero nas políticas públicas de fomento”. O documento, idealizado pelas cineastas Daniela Broitman e Laura Faerman, e com a participação do veterano Silvio Tendler (falecido há poucos dias), reúne dezenas de assinaturas de diretores, produtores, roteiristas, montadores, diretores de fotografia e distribuidores, número que já ultrapassa 600 nomes.

O manifesto ressalta o papel estratégico e social do documentário na construção da memória coletiva, na valorização da diversidade cultural e na democratização da produção audiovisual. Segundo os signatários, o gênero “permite a atuação de pequenas e médias produtoras em um cenário de alto índice de desemprego no setor”, tema que também foi debatido em painéis recentes do Festival de Brasília.

Veterano Silvio Tendler, falecido há poucos dias, é um dos signatários do manifesto lançado no Festival de Brasília 2025
Veterano Silvio Tendler, falecido há poucos dias, é um dos signatários do manifesto lançado no Festival de Brasília

Além de questionar a classificação do documentário como subgênero cinematográfico, o texto enfatiza que “produções documentais exigem orçamentos variados e estruturas complexas, que podem envolver viagens, licenciamento de acervos e músicas, pesquisas de longo prazo e equipes especializadas”. Por isso, os autores defendem a criação de “linhas de financiamento específicas em editais de produção, finalização e distribuição, incluindo iniciativas voltadas à circulação em escolas e universidades”.

Aos interessados em saber mais sobre o documento, basta clicar no link oficial. Na página, também é possível conferir outros nomes que já assinaram o manifesto.

FESTIVAL DE BRASÍLIA 2025

A 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro seguirá até o 20 de setembro, reafirmando seu posto como o evento cinematográfico mais longevo e tradicional do país. Com exibições no histórico Cine Brasília e atividades paralelas em espaços culturais do Distrito Federal – como o Espaço Cultural Renato Russo, a Rede SESC, o Complexo Cultural de Planaltina, o SESC Ceilândia e o SESC Gama – o festival promete uma edição marcante. Este ano, serão exibidos 80 títulos, número recorde na história do evento.

Vale lembrar que o Papo de Cinema está presente no Festival de Brasília 2025. Fique ligado para não perder nada da nossa cobertura especial.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *