20251023 jovens maes papo de cinema 800

Programado para acontecer de 27 de novembro a 10 de dezembro, o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025 (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) chega à sua 16ª edição reafirmando seu papel como a principal vitrine do cinema francês no país. E entre os destaques da vez, a mostra apresentará uma seleção especial de seis longas exibidos no Festival de Cannes deste ano, incluindo produções premiadas, estreias mundiais e títulos que celebram grandes nomes da cinematografia francófona, reunindo dramas humanos, histórias inspiradas em fatos e homenagens a ícones do cinema. Siga o fio e conheça os selecionados!

FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL

TÍTULOS EXIBIDOS EM CANNES

O Segredo da Chef (Partir un jour)
Direção: Amélie Bonnin
Sinopse: Cécile, uma chef em ascensão prestes a abrir seu restaurante em Paris, precisa retornar à vila onde nasceu por conta de uma emergência familiar. O retorno desperta lembranças e sentimentos adormecidos, colocando em xeque suas escolhas pessoais e profissionais.
Apresentação em Cannes: Hors Concours (fora de competição);

Jovens Mães (Jeunes Mères)
Direção: Jean-Pierre e Luc Dardenne
Sinopse: Acompanha o cotidiano de cinco adolescentes e seus filhos pequenos em um abrigo, retratando as dificuldades financeiras, emocionais e familiares dessas jovens que lutam por uma vida mais digna.
Apresentação em Cannes: Disputou a Palma de Ouro, saindo com os prêmios de Melhor Roteiro e com o Troféu do Júri Ecumênico

13 Dias, 13 Noites (13 jours, 13 nuits)
Direção: Martin Bourboulon
Sinopse: Inspirado em história real, se passa em Cabul, em 2021, durante a tomada da cidade pelos Talibãs. Um comandante e uma humanitária franco-afegã tentam organizar um comboio de resgate rumo ao aeroporto antes da retirada definitiva das tropas.
Apresentação em Cannes: Hors Concours (fora de competição);

A Mulher Mais Rica do Mundo (La Femme la plus Riche du Monde)
Direção: Thierry Kliffa
Sinopse: Inspirada em fatos, gira em torno da herdeira de uma gigante dos cosméticos, explorando temas como poder, ambição e os segredos que cercam sua fortuna e sua família.
Apresentação em Cannes: Disputou a Palma Queer;

Sonho, Logo Existo (L’homme qui a Vu L’ours qui a Vu L’homme)
Direção: Pierre Richard
Sinopse: Dois homens de gerações distintas se unem para proteger um urso de circo fugitivo, em uma jornada de amizade e descobertas no interior da França.
Apresentação em Cannes: Exibido em sessão especial em homenagem a Pierre Richard;

Eu, Que Te Amei (Moi qui t’aimais)
Direção: Diane Kurys
Sinopse: Retrata a turbulenta relação entre Yves Montand e Simone Signoret, marcada por amores, traições e uma parceria que resistiu ao tempo e às adversidades.
Apresentação em Cannes: Exibido na Cannes Classics;

MAIS SOBRE O EVENTO

Organizado há 15 anos pela produtora Bonfilm, com apoio da Embaixada da França, das Alianças Francesas e da Unifrance, o evento segue com a mesma proposta de oferecer ao público brasileiro “as melhores e mais recentes produções francesas e criar oportunidades de encontros entre artistas e profissionais dos dois países“. Segundo Emmanuelle e Christian Boudier, diretores da Bonfilm, em nota à imprensa, o novo nome “reflete um dos nossos principais diferenciais: a abrangência nacional do evento”. Ainda conforme a nota, a iniciativa “abre a novos parceiros, buscando garantir o crescimento do festival“.

Festival de Cinema Francês do Brasil 2025
Festival de Cinema Francês do Brasil 2025

Com mais de dois milhões de espectadores desde sua criação, e único festival nacional realizado simultaneamente nos cinemas de cidades de maior e menor porte do norte ao sul do país, o Festival de Cinema Francês do Brasil está em fase de produção e, conforme revelado, “promete uma programação rica e diversa para satisfazer os amantes da cinematografia francesa“.

Vale lembrar que o festival segue com o apoio de Varilux – marca do grupo EssilorLuxottica – como “Patrocinador Master Apresenta”. Contará também com os patrocínios do banco BNP PARIBAS, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo PERNOD RICARD, da VOLTALIA e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *