Programado para acontecer de 27 de novembro a 10 de dezembro, o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025 (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) chega à sua 16ª edição reafirmando seu papel como a principal vitrine do cinema francês no país. E entre os destaques da vez, a mostra apresentará uma seleção especial de seis longas exibidos no Festival de Cannes deste ano, incluindo produções premiadas, estreias mundiais e títulos que celebram grandes nomes da cinematografia francófona, reunindo dramas humanos, histórias inspiradas em fatos e homenagens a ícones do cinema. Siga o fio e conheça os selecionados!
FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL
TÍTULOS EXIBIDOS EM CANNES
O Segredo da Chef (Partir un jour)
Direção: Amélie Bonnin
Sinopse: Cécile, uma chef em ascensão prestes a abrir seu restaurante em Paris, precisa retornar à vila onde nasceu por conta de uma emergência familiar. O retorno desperta lembranças e sentimentos adormecidos, colocando em xeque suas escolhas pessoais e profissionais.
Apresentação em Cannes: Hors Concours (fora de competição);
Jovens Mães (Jeunes Mères)
Direção: Jean-Pierre e Luc Dardenne
Sinopse: Acompanha o cotidiano de cinco adolescentes e seus filhos pequenos em um abrigo, retratando as dificuldades financeiras, emocionais e familiares dessas jovens que lutam por uma vida mais digna.
Apresentação em Cannes: Disputou a Palma de Ouro, saindo com os prêmios de Melhor Roteiro e com o Troféu do Júri Ecumênico
13 Dias, 13 Noites (13 jours, 13 nuits)
Direção: Martin Bourboulon
Sinopse: Inspirado em história real, se passa em Cabul, em 2021, durante a tomada da cidade pelos Talibãs. Um comandante e uma humanitária franco-afegã tentam organizar um comboio de resgate rumo ao aeroporto antes da retirada definitiva das tropas.
Apresentação em Cannes: Hors Concours (fora de competição);
A Mulher Mais Rica do Mundo (La Femme la plus Riche du Monde)
Direção: Thierry Kliffa
Sinopse: Inspirada em fatos, gira em torno da herdeira de uma gigante dos cosméticos, explorando temas como poder, ambição e os segredos que cercam sua fortuna e sua família.
Apresentação em Cannes: Disputou a Palma Queer;
Sonho, Logo Existo (L’homme qui a Vu L’ours qui a Vu L’homme)
Direção: Pierre Richard
Sinopse: Dois homens de gerações distintas se unem para proteger um urso de circo fugitivo, em uma jornada de amizade e descobertas no interior da França.
Apresentação em Cannes: Exibido em sessão especial em homenagem a Pierre Richard;
Eu, Que Te Amei (Moi qui t’aimais)
Direção: Diane Kurys
Sinopse: Retrata a turbulenta relação entre Yves Montand e Simone Signoret, marcada por amores, traições e uma parceria que resistiu ao tempo e às adversidades.
Apresentação em Cannes: Exibido na Cannes Classics;
MAIS SOBRE O EVENTO
Organizado há 15 anos pela produtora Bonfilm, com apoio da Embaixada da França, das Alianças Francesas e da Unifrance, o evento segue com a mesma proposta de oferecer ao público brasileiro “as melhores e mais recentes produções francesas e criar oportunidades de encontros entre artistas e profissionais dos dois países“. Segundo Emmanuelle e Christian Boudier, diretores da Bonfilm, em nota à imprensa, o novo nome “reflete um dos nossos principais diferenciais: a abrangência nacional do evento”. Ainda conforme a nota, a iniciativa “abre a novos parceiros, buscando garantir o crescimento do festival“.

Com mais de dois milhões de espectadores desde sua criação, e único festival nacional realizado simultaneamente nos cinemas de cidades de maior e menor porte do norte ao sul do país, o Festival de Cinema Francês do Brasil está em fase de produção e, conforme revelado, “promete uma programação rica e diversa para satisfazer os amantes da cinematografia francesa“.
Vale lembrar que o festival segue com o apoio de Varilux – marca do grupo EssilorLuxottica – como “Patrocinador Master Apresenta”. Contará também com os patrocínios do banco BNP PARIBAS, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo PERNOD RICARD, da VOLTALIA e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- The Rocky Horror Picture Show :: Musical cult e transgressor volta aos cinemas em comemoração ao 50º aniversário. Saiba mais sobre o relançamento! - 10 de novembro de 2025
- Festival de Cinema Francês do Brasil 2025 :: 16ª edição contará com 06 filmes exibidos em Cannes. Confira a lista! - 10 de novembro de 2025
- Tela Quente :: Jeffrey Wright desafia estereótipos raciais no premiado Ficção Americana, filme desta segunda (10/11). Saiba mais! - 10 de novembro de 2025

Deixe um comentário