O ator estadunidense Eric Dane morreu nessa quinta-feira, 19, aos 53 anos, cerca de 10 meses após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). A notícia foi divulgada pela revista People, que trouxe detalhes de um relato sensível feito pela ex-mulher do artista, Rebecca Gayheart. Dane havia revelado seu diagnóstico em abril de 2025, afirmando que “ELA é uma doença terrível”. A condição degenerativa afeta o sistema nervoso, levando à perda gradual da capacidade de falar, se alimentar, caminhar e respirar de forma independente. Não há cura, mas existem tratamentos que retardam a progressão. A seguir, relembre a trajetória de Eric Dane.
ERIC DANE
INÍCIO E FORMAÇÃO
Eric William Dane nasceu em 9 de novembro de 1972, em São Francisco, Califórnia. Filho de uma professora de matemática e de um músico/jornalista, cresceu na fé judaica. Durante o ensino médio, destacou-se como atleta, jogando polo aquático, e descobriu a paixão pela atuação após participar de uma produção escolar da peça Todos os Meus Filhos, de Arthur Miller.
Sua estreia na televisão ocorreu em 1991, com um episódio da série Uma Galera do Barulho. Em 1993, mudou-se para Los Angeles para intensificar o trabalho de ator. No cinema, estreou em 1999 com O Jogo da Esperança.
CARREIRA E RECONHECIMENTO
Dane alcançou fama mundial com o papel do Dr. Mark Sloan em Grey’s Anatomy (2006-2021), um dos personagens mais queridos da série. O “McSteamy”, como era apelidado pelo público, conquistou fãs pela mistura de charme, profissionalismo e momentos de vulnerabilidade que o tornaram inesquecível.

No cinema, também participou de Banquete no Inferno (2005), X-Men: O Confronto Final (2006), como o Homem-Múltiplo, e Burlesque (2010). Mais recentemente, reforçou sua visibilidade entre as novas gerações com a série Euphoria, interpretando Cal Jacobs.
ÚLTIMOS TRABALHOS
Mesmo após o diagnóstico de ELA, Dane manteve-se envolvido com projetos. Ainda há duas produções pendentes de lançamento: Family Secrets e a próxima temporada de Euphoria.
Dane deixa duas filhas, Billie e Georgia, fruto do casamento com Rebecca Gayheart.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Pavana - 20 de fevereiro de 2026
- O Mundo Vai Tremer - 20 de fevereiro de 2026
- A Conexão Sueca - 20 de fevereiro de 2026
Deixe um comentário