20250711 oblivion papo de cinema 800

Neste domingo, 13, a sessão Domingo Maior exibe uma ficção científica repleta de mistério e ação. A partir das 00:00, logo após Aberto ao Público, a TV Globo apresenta Oblivion (2013), estrelado por Tom Cruise e com direção de Joseph Kosinski. Ambientado em um futuro pós-apocalíptico, o longa combina grandes sequências visuais e questões existenciais. Lançado em abril de 2013, Oblivion arrecadou quase US$ 290 milhões mundialmente (sob orçamento de US$ 120 milhões). Siga o fio e saiba mais!

DOMINGO MAIOR: OBLIVION

No Domingo Maior, Jack (Tom Cruise) é um técnico encarregado de reparar drones em uma Terra devastada por décadas de guerra contra uma raça alienígena. Quando faltam apenas duas semanas para o fim de sua missão, ele presencia a queda de uma nave e resgata uma misteriosa mulher em uma cápsula de sobrevivência. A partir desse encontro, Jack começa a questionar tudo o que sabia sobre o planeta, sobre si mesmo – e sobre a guerra que acreditava ter vencido.

Domingo Maior :: Oblivion
Domingo Maior :: Oblivion

OBLIVION, A… ILLUSTRATED NOVEL?

Antes de chegar aos cinemas, Oblivion teve origem em um projeto visual desenvolvido por Joseph Kosinski em parceria com a editora Radical Publishing. Criado em 2005 e aprimorado durante a greve dos roteiristas de 2007, o material foi concebido como uma illustrated novel – espécie de protótipo gráfico – com ilustrações de Andrée Wallin e texto de Arvid Nelson. Esse material nunca foi publicado comercialmente, mas serviu como ferramenta de apresentação do projeto a estúdios e parceiros, circulando de forma limitada em eventos como a San Diego Comic-Con de 2008.

Foi nesse contexto que o projeto ganhou força. As artes chamaram a atenção de Tom Cruise, que se encontrou com Kosinski e demonstrou interesse imediato na história. A Universal Pictures adquiriu os direitos em 2010 e deu início à produção do filme.

Por não ter sido lançado ao grande público, o material gráfico não gerou uma base de fãs tradicional – o que deu liberdade criativa para o desenvolvimento do longa. Ainda assim, os conceitos visuais e os dilemas existenciais que marcaram a proposta original estão preservados no filme, perceptíveis no design futurista, na ambientação melancólica e na trama que coloca em xeque temas como identidade, controle e humanidade.

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *