O Curta Taquary já está se preparando para sua 19ª edição. E para tanto, anunciou a abertura das inscrições para as mostras competitivas de 2026. Um dos mais populares festivais de curtas-metragens do Nordeste acontecerá entre 16 e 22 de março, ocupando ruas, praças e espaços culturais de Taquaritinga do Norte e de outras cidades do Agreste Pernambucano. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 31 de dezembro (link no rodapé da matéria). Siga o fio e saiba mais!
CURTA TAQUARY 2026
FESTIVAL QUE ATRAVESSA TERRITÓRIOS
Criado em 2005, o Curta Taquary já exibiu milhares de filmes de realizadores pernambucanos, de diversas regiões do Brasil e do exterior. Com programação gratuita, o festival circula por cidades como Poção, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, promovendo o diálogo do cinema com outras linguagens artísticas e mantendo um forte eixo formativo.
Realizado pelas produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito pra Chover Produções, o festival reafirma princípios como “o fortalecimento do audiovisual brasileiro, o respeito à diversidade de olhares e poéticas, a valorização do patrimônio histórico e o compromisso com o meio ambiente”.
CINEMA, MEIO AMBIENTE E ENCONTRO
Não por acaso, o Curta Taquary tem início no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março) e se encerra no Dia Mundial da Água (22 de março). Nesse intervalo, além das sessões de cinema, o público participa de oficinas, ações formativas e iniciativas de reflorestamento às margens do Rio Capibaribe.

Para Alexandre Soares, um dos coordenadores do festival, o Curta Taquary é, acima de tudo, um espaço de encontro. “Receber filmes com diferentes olhares, modos de produção, territórios e vivências é motivo de alegria. Queremos que o cinema seja sentido a partir do lugar onde as pessoas vivem, sem a necessidade de se deslocarem de si mesmas”, destaca.
MOSTRAS COMPETITIVAS
Ao todo, o Curta Taquary contará com dez mostras competitivas, que acolhem produções de diferentes territórios, temas e formatos. São elas: Mostra Brasil, Mostra Primeiros Passos, Mostra Dália da Serra, Mostra Universitária, Mostra Diversidade, Mostra Curtas Fantásticos, Mostra Criancine, Mostra Pernambucana, Mostra Agreste e Mostra Por um Mundo Melhor, esta última voltada a obras com foco em educação ambiental.
INSCRIÇÕES
Podem participar curtas-metragens de ficção, documentário, animação ou experimental, com até 30 minutos de duração (créditos incluídos), finalizados a partir de janeiro de 2025. Estão aptos a se inscrever realizadores brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há pelo menos dois anos. Não há limite de obras por realizador, e todas as inscrições devem seguir as orientações disponíveis no regulamento do festival. Aos interessados, basta clicar neste link e submeter seus projetos.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Young Sherlock :: Guy Ritchie volta ao universo do maior detetive de todos os tempos. Saiba mais sobre a série que teve suas primeiras imagens reveladas! - 16 de dezembro de 2025
- M8 :: Filme de Jeferson De, estrelado por Juan Paiva e lançado em 2019, vai ganhar sequência. Saiba mais! - 16 de dezembro de 2025
- Curta Taquary 2026 :: Festival sediado no Agreste pernambucano abre inscrições para a 19ª edição - 16 de dezembro de 2025

Deixe um comentário