29 jul

Curta gaúcho O Teto Sobre Nós será exibido no 68º Festival de Locarno

Finalizado neste ano, o curta-metragem O Teto Sobre Nós (2015), produzido pela gaúcha Tokyo Filmes, fará sua estréia mundial no 68º Festival de Locarno, na Suíça, que ocorrerá entre os dias 5 e 15 de agosto. O filme foi selecionado para a mostra competitiva Leopardos do Amanhã e concorre também ao Leopardo de Prata como Melhor Curta-Metragem, em uma disputa contra outros 25 selecionados de todo o mundo, incluindo um outro brasileiro, História de uma Pena (2015), dirigido por Leonardo Mouramateus.

O filme, dirigido por Bruno Carboni, foi rodado na Ocupação Saraí, prédio abandonado do centro de Porto Alegre que até o ano passado (quando foi desapropriado para as obras após ter sido decretado como interesse público) estava ocupado por famílias que lutam por moradia. A história acompanha o drama dos moradores de um prédio que correm o risco do despejo. Além da Saraí, as filmagens também foram feitas na Ocupação Violeta e no Assentamento 20 de Novembro, também na capital do estado. Assista ao trailer:

O Teto Sobre Nós fará sua estreia brasileira na Competição Nacional de Curtas do 43º Festival de Gramado, que começa no dia 7 de agosto, e também tem presença confirmada na Mostra Brasil do 26° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que será realizado no próximo mês.

Além dos dois curtas, o Brasil marcará presença no Festival de Locarno de 2015 com outros seis filmes. Olmo e Gaivota (2014), co-produção entre Brasil, Dinamarca, Portugal, França e Suécia, dirigida pela estreante dinamarquesa Lea Glob e pela brasileira Petra Costa, que concorre ao Leão de Ouro na mostra Cineastas do Presente; Garoto (2015), que terá sua primeira exibição no festival e é dirigido por Júlio Bressane (convidado para presidir o júri da seção Cineastas do Presente), O Prefeito (2015), de Bruno Safadi; O Espelho (2015), de Rodrigo Lima; e Origem do Mundo (2015), de Moa Batsow. O outro brasileiro é Heliópolis (2014), que é protagonizado por Lázaro Ramos e encerrará o festival com uma exibição ao ar livre.

(Fonte: Redação PdC)

backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *